Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

10 dicas para correr em segurança

Corrida de rua é uma delícia. Mas para que você não se machuque ou vire uma vítima fácil da violência urbana e do trânsito das grandes cidades, é preciso tomar certos cuidados ligados à segurança. Usando o bom senso e tomando algumas precauções durante os treinos na rua você evita problemas e dores de cabeça.

Para ajudar na sua segurança, listamos dez pontos importantes aos quais você sempre deve estar atento ao sair de casa para investir nas passadas.

1. Consulte um médico
Essa dica serve para qualquer atividade física. Mas ao correr ao ar livre é ainda mais importante para que você não tenha nenhum problema no meio da rua. Uma boa pedida para avaliar sua condição física é o exame ergométrico. Ele é realizado em esteiras e tem o objetivo de avaliar o desempenho físico máximo do corredor e medir a resposta dos sistemas cardiovascular e muscular em situações de esforço máximo. É o teste que determina a sua capacidade atlética e serve de base para a prescrição de exercícios.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  6 DICAS PARA CORRER EM SEGURANÇA NAS RUAS
icon texto_menor  EM QUAL SENTIDO DEVO CORRER NA RUA?
icon texto_menor  COMO TREINAR COM POUCA LUZ

2. Use o bom senso
Antes de sair para correr perca um ou dois minutos verificando se está tudo tranquilo perto de onde dará as passadas. Além disso, confira se está tudo certo com você para não ter surpresas. Seus sapatos estão amarrados? Você está familiarizado com o percurso? Alguém sabe onde você estará treinando? Além disso, tome alguns cuidados básicos como correr contra o tráfico para que você possa ver os carros que vêm na sua direção, assim como olhar para o asfalto, evitando pisar em buracos ou em calçadas quebradas e desviando de pedras e galhos que podem aparecer no seu caminho.

3. Fique visível
Essa é uma das regras mais importantes. Você precisa estar visível, especialmente para os motoristas. Use roupas claras e com detalhes refletivos. Opte pelos tênis e jaquetas mais chamativos que você tiver.

4. Não corra sozinho à noite
Não importa o quão confortável você se sente durante a noite, é sempre mais seguro correr quando tem mais gente na rua. Se você costuma correr sozinho, tente encontrar um grupo de corrida, assim você terá parceiros para as passadas.

5. Sempre tenha uma identificação
Coloque a carteira de motorista e o cartão de seguro médico (no caso de você se machucar) em seu bolso ou fixe uma etiqueta de identificação no seu tênis. No segundo caso, ainda adicione um telefone para emergias no cartão. Se for possível, corra com o seu celular. Isso tudo fará com que você possa ser identificado caso sofra algum acidente.

6. Limite suas distrações
Para algumas pessoas é quase impossível correr sem música. Mas você precisa tomar muito cuidado ao ouvir as melodias durante as corridas ao ar livre. Cortar o seu senso de audição significa que você não poderá ouvir carros que se aproximam, os ciclistas gritando para pedir passagem, os cães latindo ou qualquer outra ameaça potencial. Se não tiver jeito, corra usando apenas um lado do fone de ouvido.

7. Cuidado com os motoristas
Lembre-se que muitos motoristas não prestam atenção nos corredores porque estão ouvindo rádio, falando no celular ou olhando para um mapa no GPS. Não assuma que os motoristas podem vê-lo a qualquer momento ou que deixarão você passar quando o sinal está verde para o pedestre. Certifique-se de fazer contato visual com os carros nos cruzamentos antes de atravessar.

8. Preste atenção nos ciclistas e nos outros corredores
Mesmo se você estiver correndo em um parque, onde não tem carros, sempre terá alguém passando ao seu lado, podendo ser outro corredor ou um ciclista. Se você está se aproximando de outra pessoa e precisa ultrapassá-la, comunique-se com ela e deixe-a saber que você está por perto.

9. Tenha dinheiro no bolso
É sempre uma boa ideia ter ao menos algum dinheiro com você, caso ocorra alguma emergência. Por exemplo, se o tempo estiver muito ruim ou algum ferimento começar a incomodá-lo, você pode precisar de um táxi ou ônibus para voltar para casa. O dinheiro extra também pode ser útil quando você precisa comprar uma água, uma bebida esportiva ou algum petisco durante o treino.

10. Confie nos seus instintos
Se um local ou uma pessoa não faz com que você se sinta confortável, confie em seus instintos e corra em outra direção.

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!