Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Canelite: conheça 2 exercícios para prevenir

Foto: Shutterstock

Assim que todo corredor iniciante começa a treinar, logo é avisado de que é preciso seguir com um trabalho de fortalecimento muscular para evitar lesões. Porém, mesmo que adotem o conselho, muitos ainda esquecem de uma importante musculatura que, se não trabalhada, pode inflamar e causar a temível canelite.

Chamada de Síndrome do stress tibial média (STTM), a canelite é uma inflamação na tíbia, principal osso da canela. A lesão é muito frequente em corredores, principalmente nos iniciantes, que ainda não se adaptaram ao exercício ou exageraram no volume e intensidade dos treinos.

Se você já estiver sofrendo com dores nessa região, interrompa as atividades e consulte um ortopedista, pois se não tratada, a canelite pode evoluir para uma fratura por estresse. Mas se ainda não sofreu desse mal e quer evitar de ficar afastado do asfalto, o educador físico Aquiles Oliveira, da academia Bodytech, mostra duas sugestões de exercícios de fortalecimento do músculo tibial anterior que vão ajudá-lo a prevenir a lesão.

Tibial anterior no aparelho

Mantenha os pés paralelos e ligeiramente afastados e faça a dorso flexão e flexão plantar. Realize três séries de 12 repetições, com intervalo de 40 segundos entre cada uma.

Flexão plantar no leg press horizontal

Posicione os pés no aparelho, afaste-os na largura do quadril e faça a dorso flexão do pé. Repita o movimento 12 vezes, fazendo três séries, com 40 segundos de intervalo.

(Fonte: Aquiles Oliveira, educador físico da Bodytech de Indianópolis – São Paulo)

Leia mais

Muito além do design: a revolução dos tops esportivos

Canelite: conheça 6 maneiras de prevenir e tratar

5 lesões mais comuns na canela e pés dos corredores

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!