Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

4 benefícios da corrida de rua para a sua vida

Um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association afirma que um dos benefícios da corrida de rua como um esporte regular é o aumento da longevidade. A pesquisa, feita com mais de 200 mil pessoas, durante seis anos, mostrou que quando o atleta se propõe a correr de forma moderada diminui em 44% a chance de morte e aumenta expectativa de vida em seis anos (homens) e cinco (mulheres). Isso porque a corrida melhora as funções cardíacas, respiratórias, melhora absorção de oxigênio e reduz a pressão arterial.

“Poderíamos dizer, ainda, que a corrida traz benefícios físicos e psicológicos além das mudanças estéticas. Os benefícios psicológicos seriam a contribuição no tratamento da depressão e melhora da autoestima e dos níveis de concentração”, diz Gilberto Coelho, especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP e especialista em metodologia do treinamento para o auto rendimento pelo NAR (Núcleo de Alto Rendimento).

De acordo com o treinador Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, para experimentar os benefícios da corrida de rua é necessário que o atleta treine de duas a três vezes por semana. “Esse é o tempo para que o organismo comece a se adaptar aos estímulos de treinamento e, consequentemente, sentir os benefícios”, explica.

 

Leia mais

Chegou atrasado à prova? Faça o melhor aquecimento possível

10 passos para a corrida virar um hábito

Corra do seu jeito: será que existe um jeito certo de correr?

 

Curtiu? Separamos mais quatro benefícios da corrida de rua para a sua vida!

1 – Mais felicidade!
De acordo com um estudo feito por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, há mais receptores de endorfina em quem corre do quem em praticantes de outras modalidades. Dez atletas foram submetidos a uma tomografia antes e depois de duas horas de uma corrida de longa distâncias. Os dados coletados mostram que a liberação de endorfina trouxe para o atleta uma maior satisfação, felicidade e euforia, além de ajudar na diminuição da percepção de dor.

2 – Saúde
A corrida ajuda na regulação do sono, de hábitos alimentares, ajuste do colesterol, glicemia, hipertensão e equilíbrio das taxas hormonais. Um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, comprova esses benefícios ao mostrar que corredores são mais longevos. A pesquisa durou 20 anos e foi realizada com 500 participantes na faixa dos 50 anos. Ao fim da análise, foi constatado que 34% dos que não matinham a corrida regularmente já haviam morrido, enquanto apenas 15% dos que corriam tinham falecido.

3 – Desempenho sexual
Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, atletas que fazem uma atividade física moderada por 40 minutos, em média, têm o dobro de atividade sexual e cerca de duas vezes mais desejo sexual do que aqueles que gastam apenas 20 minutos por dia com exercícios. A corrida ajuda liberar endorfina, melhorando o bem-estar e a libido. Além disso, a Universidade Havard atestou que homens com mais de 50 anos que correm mais de três horas por semana têm 30% menos chance de desenvolver impotência sexual.

4 – Diminuição do risco de câncer
O Journal of Nutrition analisou mais de 170 pesquisas relacionadas à atividade física na diminuição de câncer. De acordo com a pesquisa, a corrida de rua ajuda a diminuir as chances nos casos do câncer de próstata, de mama, de colo, endométrico e pulmão. Isso porque age sobre o sistema hormonal e metabólico e auxilia na diminuição da obesidade e adiposidade central e nas mudanças das funções imunológicas.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!