Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Iniciantes: 4 dicas para começar a correr sem erros

Foto: Shutterstock

Apesar de a corrida de rua ser considerada um esporte “fácil” de ser praticado, é necessário ter atenção a alguns detalhes antes de começar a correr. Confira quatro dicas simples, mas essenciais para o esporte entrar na sua vida – e, claro, não sair mais!

1 – Numa boa

Se você nunca correu, o mais indicado é começar a correr devagar, intercalando corrida e caminhada para que o seu corpo se acostume com o novo estímulo. Começar sem a orientação de um profissional e correndo de qualquer jeito pode acelerar uma lesão, que irá atrapalhar o início da sua vida de corredor.

2 – Variação

Informe-se sobre os benefícios de variar o treino. Todos os tipos de treino podem trazer benefícios para a corrida. Velocidade ou resistência? Terreno plano ou inclinado? Qualquer um deles pode melhorar o condicionamento físico do corredor, especialmente se forem planejados e intercalados durante a semana.

 

Leia mais

Aprenda 5 exercícios educativos fáceis para todo corredor

10 passos para queimar gordura abdominal

Dicas de corrida: acerte os braços e a passada para evoluir

 

3 – Tenha postura!

Mantenha a cabeça ereta, atenção aos braços, posição das pernas e postura – não deixe suas mãos levantarem mais do que a altura do peito e não tensione tanto os punhos e nem os ombros. Os braços podem ajudar na hora de correr (ou atrapalhar). Se for correr em uma subida, não se incline demais. Além disso, aumente o número de passos: quanto mais íngreme for a subida mais curta deve ser sua passada.

4 – Pés no chão

Se você está começando a correr, fica mais fácil aprender a correr corretamente . Comece a correr pisando com o meio do pé primeiro, não com o calcanhar. Quando acostumamos nosso corpo a correr com o calcanhar primeiro, fica mais difícil “consertar” a passada depois.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mala exclusiva!

Compartilhe por email!
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]