Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 dicas para controlar a ansiedade pré-corrida

É comum o momento que antecede uma prova gerar alguma expectativa no corredor, deixando-o nervoso e aflito, a tal da ansiedade pré-corrida. Essas sensações, entretanto, se não forem controladas ou bem administradas, podem causar ansiedade e insegurança ao atleta, atrapalhando sua performance durante a prova. Saber controlar a emoção é fundamental para não colocar tudo a perder e garantir um bom resultado.

De acordo com a psicóloga Andrea Borba, a ansiedade é inerente ao ser humano e varia de acordo com a pessoa, com a situação enfrentada e com a maneira que ela lida com aquilo. “Não é necessariamente algo ruim, pois é uma resposta psicológica e física a determinados eventos estressantes. Quando num nível adequado, ela pode, inclusive, ajudar a pessoa protegendo-a de um perigo ou motivando-a”, diz Andrea.

O corredor que tem dificuldade em administrar esse equilíbrio emocional deve procurar manter ao máximo sua rotina no dia que antecede a prova. Dormir bem e se alimentar de maneira adequada são, também, atitudes essenciais para ajudar a manter a ansiedade controlada. “A dica é focar nos treinos que foram bem sucedidos e evitar pensamentos pessimistas e negativos. Exercícios de respiração, em que a pessoa inspira profundamente, segura o ar por alguns segundos e depois expira bem lentamente, também contribuem positivamente”, sugere a psicóloga.

Caso o corredor tenha muita dificuldade em manter esse controle e isso passe a prejudicá-lo nas provas, vale procurar a ajuda psicológica com um profissional habilitado a fim de conhecer o motivo que o deixa neste estado e, também, para aprender a administrar suas emoções. “Existem inúmeros distúrbios relacionados à ansiedade e quando a pessoa passa a ver algumas situações de forma distorcida, se desencadeiam várias reações psicofisiológicas, o que pode levar o corredor, por exemplo, a ficar totalmente paralisado no momento da prova”, explica.

Abaixo, algumas dicas para você não deixar que a ansiedade pré-corrida atrapalhe o seu desempenho:

1) Estude o percurso e a altimetria da prova e, se possível, vá conhecer o trajeto antes;

2) Verifique as condições climáticas do dia da corrida, para não ser surpreendido;

3) Não altere sua rotina no dia que antecede a prova;

4) Programe-se para chegar ao local da prova com antecedência para dar tempo de guardar seus pertences e fazer um aquecimento;

5) Evite correr com algum equipamento, tênis ou peça de roupa nova que possam gerar algum incômodo durante a corrida.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!