Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

6 coisas para não fazer antes de correr

Foto: Shutterstock

Tanto pensando no bem-estar quanto no rendimento, algumas atitudes devem ser evitadas antes de sair para a corrida. Listamos 6 delas a seguir!

1. Não levar uma camiseta seca

Muita gente esquece de levar uma camiseta extra e fica com a roupa molhada até chegar em casa. Correr esquenta muito o corpo e ficar com a roupa molhada pode baixar sua imunidade. Por isso, leve sempre uma camiseta extra e, quando parar de correr, troque a camiseta.

2. Não passar vaselina nos treinos longos

Entre as coxas, na parte genital, nos pés, nos mamilos… O suor no corpo e o atrito da roupa podem aumentar a incidência de assaduras, no frio ou no calor. Além da vaselina, uma boa opção é correr com uma camiseta fina e regata por baixo, que ajuda a proteger os mamilos.

3. Alongar antes

Alongar antes do treino pode atrapalhar a corrida mais do que ajudar. O alongamento estático estira os músculos e na corrida os músculos se contraem. Qual o sentido de alongar para depois contrair? O mais indicado são os aquecimentos, movimentos funcionais que aumentam a frequência cardiorrespiratória, a irrigação sanguínea para os músculos e lubrificam as articulações, preparando o corpo para a atividade física.

 

Leia mais

5 coisas que o corredor deve parar de fazer

4 dicas de alimentação pré e pós-treino

Mantras de corredor: dicas de treinamento para corrida de rua

 

4. Dormir pouco

Quando dormimos o organismo aproveita para fazer as adaptações metabólicas necessárias. Por isso, dormir mal ou ficar sem dormir influencia negativamente no desempenho do treinos. Lembre-se que o descanso também faz parte da rotina de treinamento.

5. Comer demais

Quando corremos, o fluxo de sangue é direcionado para os músculos e a digestão desacelera. Ou seja, comer demais pode causar problemas gastrointestinais.E lembre-se: frituras, gorduras, açúcar e muitas fibras antes de correr podem causar incômodos. O ideal, se você tiver feito uma refeição pesada, é esperar de 2 a 3 horas para treinar.

6. Água demais (ou de menos)

Beber quantidades moderadas de água ao longo do dia é a melhor forma de se manter hidratado sem exagerar. Beber água demais pode diluir o sódio presente na corrente sanguínea e levar a um quadro de hiponatremia. Não tomar água o suficiente antes de sair para o seu treinamento pode desencadear vários processos fisiológicos no organismo para tentar superar a falta de líquido no corpo, um deles o aumento dos batimentos cardíacos, além da desidratação.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]