Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Cinco passadas: primeiros treinos de corrida e como definir uma meta

Foto: Shutterstock

Se você quer começar na corrida e não sabe como, o Cinco Passadas é um guia do Ativo.com que vai lhe ajudar a chegar lá. Confira o primeiro texto sobre os equipamentos necessários clicando aqui.  Quando estiver com todos os itens de corrida em ordem, finalmente é hora de se aventurar na corrida! Para medir seu desenvolvimento e dar uma motivação extra em seus treinos, é essencial definir algumas metas — seja completar uma prova ou conseguir correr em determinada velocidade.

Agora é a vez do treinador Agnaldo Sampaio dar dicas para você começar nos treinos e conseguir estabelecer suas primeiras metas como corredor.

Bora correr!

Antes de tudo, o treinador recomenda que se procure um médico para um check-up completo, para evitar qualquer tipo de problema grave cardíaco ou respiratório no futuro. Passada essa etapa, já é a hora de dar os primeiros passos. A dica de Agnaldo é começar a correr no seu ritmo e avaliar seu cansaço; quando perceber que está chegando ao seu limite, é melhor dar uma caminhada de dois ou três minutos para se recuperar e depois voltar à corrida. 

Se você não quiser treinar sozinho, existe a opção das assessorias, empresas especializadas em corrida que disponibilizam treinos e professores para atletas amadores. Iniciantes, entretanto, precisam de uma atenção diferenciada, explica Agnaldo: “O ideal é contratar um professor especializado em corrida, para fazer um trabalho inicial diretamente com o aluno. Depois que corrigir a passada e a corrida, é ideal entrar numa assessoria para receber os treinos”.

Leia mais

Musculação e corrida: tudo bem treinar os dois juntos?

Descubra qual a frequência cardíaca ideal para emagrecer

Por que estabelecer uma rotina é importante para progredir na corrida

Definindo metas na corrida

Quando a intensidade dos primeiros treinos começar a aumentar, é natural que a vontade de participar de uma prova de corrida também cresça, mas algumas dúvidas podem surgir com esse ímpeto. A primeira delas é a distância a ser percorrida. As provas mais curtas costumam ter de 5 km a 7 km, mas decidir entre ambas é uma questão muito pessoal, explica Sampaio: “Varia muito. Eu costumo fazer algumas caminhadas e descubro quanto cada pessoa consegue correr, mas é muito individual”. Portanto, cabe a você e ao seu treinador definir qual é a melhor distância para conquistar a primeira medalha.

Escolhida uma distância, é hora de pegar mais forte nos treinos para fazer bonito na corrida. O treinador recomenda um tempo de preparo de aproximadamente dois meses, que seriam o suficiente para uma pessoa se familiarizar com o esporte: “Fazendo duas aulas por semana, você teria pelo menos quinze treinos. É o suficiente para participar de uma prova com tranquilidade”.

Mas, afinal, em qual prova correr? Algumas cidades do país oferecem um extenso cardápio de corridas em todos os finais de semana e, para escolher um desafio, Sampaio recomenda a análise do percurso: “O interessante é procurar uma prova com trajeto mais plano, com nível de esforço bem menor”.

Caso sua cidade não tenha seja um paraíso de provas e as poucas opções tenham muitas subidas e descidas, ele indica conversar com seu professor para preparar um treino específico: “A subida tem uma postura de corrida, a descida tem outra. O ideal é colocar o aluno para vivenciar o que ele vai encontrar na corrida”.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!