Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Razões para começar a correr (ou continuar correndo)

Foto: Shutterstock

A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no mundo. Não só pela facilidade da prática (para começar a correr basta uma rua e um tênis), mas por tantos benefícios que vêm atrelado à pratica. Faz bem para o cérebro, te deixa mais feliz e pode aliviar mais a ansiedade do que qualquer remédio.

Só quem corre sabe o que é participar de uma prova de corrida, ou de correr com amigos. Se você pensar bem, correr é o esporte individual menos solitário que existe. Sempre tem alguém correndo por aí, nas ruas, nos parques, na praia… A lista de pessoas que descobriram que correr é mais do que um esporte, mas um estilo de vida, é imensa.

Falar isso para quem já pratica a corrida não é nada novo. Mas se você ainda não começou ou está dando os primeiros passos neste esporte, listamos razões para começar a correr -e continuar correndo – que vão além do físico.

 

Leia mais

14 dicas para manter a motivação

Treino mental: como fortalecer a mente para correr

5 dicas de treinamento de um monge para corredores

 

Razões para começar a correr (ou continuar correndo)

É um vício que faz bem

A palavra vício costuma ser atrelada a algo ruim, mas, neste caso, não. São muitas as histórias de pessoas que saíram de hábitos ruins por meio da corrida. E não é por acaso que isso acontece. A corrida canaliza a adicção, libera hormônios que se assemelham aos efeitos de algumas drogas e, melhor ainda, na dose certa faz você começar a cuidar da saúde, do corpo e do que você coloca dentro dele. 

Você para de procrastinar

A corrida te ajuda a se planejar. Quem tem um objetivo na corrida – por exemplo, correr uma maratona, uma meia-maratona, ou 10 km -, precisa seguir uma rotina mínima para conseguir alcançá-lo. E, entre outras tantas coisas isso ensina a disciplina e o planejamento para conciliar a agenda de trabalho, e as vidas social e familiar com uma planilha de treinamento. 

Ensina humildade

Correr não é sobre chegar em primeiro lugar, a não ser que você seja um atleta de elite. Não dá para querer alcançar o pace de um atleta profissional que termina uma prova na metade do tempo que os atletas regulares. E isso te ensina humildade, dá lições sobre aceitação e sobre querer dar o melhor na corrida para sua própria satisfação.

Aumenta a autoestima

Começar a correr dá uma sacudida boa na autoestima. Você valoriza o próprio esforço e reconhece a grandeza do que acabou de fazer. Todo mundo ganha a sua medalha no fim de uma prova de corrida de rua e essa é a conquista. 

Você aprende a se superar

Você descobre que sempre pode melhorar. Antes de alcançar os 5 km pela primeira vez, muita gente dizia que não conseguiria correr tanto tempo sem parar. A corrida nos mostra que somos capazes de muito mais do que acreditávamos.

Dá mais disciplina

É preciso muito esforço para se levantar às 5 da manhã em um dia frio para fazer os treinos intervalados que estão na planilha de preparação para uma maratona, por exemplo. Correr ensina a disciplina. Depois que ela vira hábito, afeta de forma positiva todas as outras áreas da vida.

Mente forte, corpo blindado

Conseguir ir adiante e superar-se fortalece a tolerância a dor, seja física ou mental. A corrida nos leva ao limite e chegar lá não é confortável. Você percebe que é capaz de sobreviver ao que a vida lança para você.

Diminui estresse

A corrida te ajuda a controlar a mente, e com o tempo você pode aprender até a meditar enquanto corre. Pensamentos negativos, dúvidas e medos como “você vai quebrar”, “você não vai conseguir” ou “você não é bom o suficiente” contribuem para o estresse. O corpo em movimento ajuda a reduzir essa conversa interna e, ao praticar a plena atenção na corrida, você aprende a levar essa mesma ideia de silenciar a mente para a vida cotidiana.

Você começa a fazer parte de uma comunidade

A corrida aproxima as pessoas sem olhar para credo, raça ou situação social. Somos todos corredores, e só. Assim, você começa a fazer parte de um grupo que te motiva a ir mais longe. E isso muda a vida.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Escolha já seu Óculos HB!

Compartilhe por email!