Iniciantes

Cinco passadas: um guia para começar na corrida

Quer começar a correr? Que ótimo! Esse esporte tem uma lista enorme de benefícios comprovados pela ciência, e certamente irá melhorar bastante sua qualidade de vida. Antes de sair correndo pelas ruas, entretanto, é importante se preocupar com alguns detalhes: quais equipamentos eu preciso? Como definir as metas? Minha alimentação precisa mudar? Em que momento estrear nas provas?

Para responder essas perguntas, o Ativo.com apresenta a série Cinco Passadas: como começar na corrida. As reportagens explicarão ao iniciante neste universo tudo o que é preciso, e o que não é, para praticar um dos esportes mais populares do mundo e ter sua vida transformada por ele. Neste primeiro passo, um tema que sucinta muitas dúvidas: os equipamentos básicos.

Guia para começar na corrida

Tudo se inicia nos pés

Ao entrar em uma loja de calçados, o número de opções na área de corrida pode surpreender os novatos. Cores vibrantes, designs chamativos, alguns preços exorbitantes. Mas ainda não é hora de se ater a essas características. Seu primeiro tênis de corrida precisa ser confortável e oferecer a seus pés a chance de respirar durante o exercício.

“Um tênis confortável, ventilado e flexível já é um bom tênis para começar na corrida, independente da marca. Com o passar do tempo você vai ter que procurar variações para não desgastar muito o calçado, além de fazer uma avaliação ortopédica”, instrui o treinador Jorge Rodrigues.

É bom atentar que um tênis indicado para a corrida de rua não é igual ao de esportes realizados em quadra ou para o uso na academia. Estes, geralmente, possuem reforços no tecido para aumentar a durabilidade por causa do constante atrito do cabedal e acabam atrapalhando a ventilação dos pés para a corrida.

Para evitar as lesões no começo da sua “carreira”, o treinador recomenda que seja feito também um teste da pisada com um ortopedista especializado no esporte. Cada pé entra em contato com o chão de uma maneira, pisando com o pé voltado para dentro (pronada), para fora (supinada) ou alinhado de maneira neutra.

Há tênis desenhados especificamente para cada um desses casos, mas se você não conseguir realizar o teste, Rodrigues orienta a compra de um calçado de pisada neutra, já que ele não deve comprometer sua corrida. “Todas as marcas oferecem modelos desse tipo por um preço acessível, próximo a R$ 300”, ele explica.

Para a escolha das meias, é importante fugir do algodão – o tecido acumula muito suor dos pés e pode acabar criando um efeito “lixa”, ajudando na formação de bolhas. O ideal é usar meias de poliéster ou poliamida: “Eles ajudam a dissipar o calor e o suor”.

 

 

O resto do look

Preferencialmente regata, a camiseta deve ser curta e leve, assim como os shorts. Em ambas as peças, procure novamente por opções de poliéster e poliamida: por terem maior facilidade em eliminar o suor, não ficarão encharcadas e pesadas ao final das corridas, dando maior conforto ao mesmo tempo em que não atrapalham a performance.

Assim como nos tênis, algumas opções supertecnológicas podem parecer essenciais, mas elas são direcionadas para corredores mais experientes; peças mais básicas servem, por enquanto.

Para os homens, Rodrigues dá uma dica importante: “Por baixo da camisa, cole esparadrapos nos mamilos, pois com o suor e o atrito entre a camisa e o peito, começam a surgir algumas feridas”.

Pronto! Já posso começar?

Para finalmente começar na corrida, é interessante medir suas marcas e a evolução dos treinos. Para isso, muitos corredores utilizam cronômetros e aparelhos de GPS. Dessa maneira, é possível saber qual foi a distância percorrida em determinado tempo de treino. Quem está começando pode utilizar os aplicativos de celular — são várias opções que satisfazem muito bem as necessidades de um iniciante.

“Pegando o gosto e desenvolvendo a velocidade, você pode investir em um aparelho melhor. Tem várias opções boas com preço intermediário no mercado”, sugere Jorge Rodrigues.

Breno Deolindo

Share
Published by
Breno Deolindo

Recent Posts

MOV

26 minutos ago

Eco SP

26 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago