Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Cuidados ao correr na rua: segurança em primeiro lugar!

Quem está iniciando na corrida deve ter alguns cuidados ao correr na rua, pois algumas características do treino no ambiente urbano podem oferecer riscos ao corredor. “Ao correr na rua a palavra-chave é atenção! Muitas situações podem ocorrer e quanto mais ligado o corredor estiver, mais segura será sua corrida”, diz o treinador Jhomyr Dias Modesto, da V8 Assessoria Esportiva.

Veja, a seguir, algumas dicas para acertar nos cuidados ao correr na rua e treinar sem erros!

De olho no cruzamento
Os cruzamentos merecem atenção especial. É de extrema importância que você sempre olhe com calma e avalie se nenhum carro próximo pode oferecer riscos. “Ao se aproximar de cruzamentos, diminua o ritmo. Em vias de grande fluxo, sempre espere pelo sinal de pedestres. Nunca passe enquanto o sinal estiver aberto para os veículos. Em cruzamentos onde não há a presença de semáforo, olhe atentamente para todos os lados antes de cruzar. Nunca cruze bruscamente a via”, alerta Modesto.

Fluxo contrário
Uma boa dica é correr no sentido contrário ao do fluxo dos carros, pois desta forma é possível ter uma visão melhor dos riscos. Além disso, os motoristas também terão uma melhor visão de você.

 

Leia mais

10 dicas para correr em segurança

Aterrissagem com o médio pé: veja os benefícios

4 benefícios da corrida de rua para a sua vida

 

Cuidado com os buracos
Calçadas e ruas esburacadas podem ser um fator de risco para lesões. Por isso, ao treinar em locais em que o asfalto parece acidentado, opte por corridas mais leves, deixando os treinos de intensidade alta para lugares em que o piso é mais confiável. “Quanto maior for a sua velocidade, menor será o tempo que você terá para reagir a qualquer obstáculo que surgir em seu caminho”, explica o treinador.

Roupas claras
Use roupas coloridas e de fácil visualização. Isso faz com que você seja notado com maior facilidade pelos motoristas durantes os treinos.

Correr em grupo
Ter companhia para fazer seus treinos na rua pode ser uma boa ideia. Além de deixar o treino mais divertido, você passa a ter mais segurança tanto no quesito atenção com o trânsito quanto para possíveis assaltos.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!