Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas de como lacear o tênis de corrida

Trocar de tênis pode ser traumático para alguns corredores. Além da adaptação a um novo modelo, há o temor de atritos excessivos, bolhas e calos que podem ser causados pelo calçado. Mas muitas vezes alguns desses problemas são temporários e começam a sumir depois que o tênis se laceia com o uso.  O que muita gente não sabe é que é possível acelerar esse processo de lacear o tênis com algumas medidas simples.

Muitas pessoas começam errando na escolha do tênis, comprando calçados de tamanho muito pequeno ou com uma fôrma que não condiz com o formato do pé – existem tênis mais estreitos e mais largos ou que pressionam mais ou menos o peito do pé, por exemplo.

Por isso, é importante testar o tênis na loja antes de comprar -algumas delas têm até esteiras para que o corredor consiga avaliar a diferença entre os modelos.  Atritos na região lateral do dedão, do mindinho e na região posterior dos pés são as causas mais comuns de desconforto.

“Preze pelo conforto e escolha, de preferência, um tênis com cabedal de tecido ou material maleável que assume o formato dos seus pés”, recomenda o ortopedista Daniel Carlos Silva Cordeiro, da Cia. da Consulta.

Dicas de como lacear os tênis de corrida

Usar meias grossas

Usar meias com um tecido mais grosso ajudará a lacear com mais facilidade o tênis para se adequar ao formato do seu pé.

Além disso, aqueça a parte de fora do tênis com um secador de cabelo enquanto estiver usando. Isso fará com que as meias se estiquem e dilatem um pouco mais o tênis.

Use frequentemente o tênis

Essa também é uma boa alternativa. Calce o tênis que você comprou todos os dias. Comece usando dentro de casa durante algumas horas e vá aumentando o tempo de uso gradativamente. Isso fará com que ele laceie conforme a tendência de usá-lo mais vezes.

Caso ele não laceie e fique desconfortável procure uma loja de tênis e troque por um tamanho maior ou por outro modelo mais adequado ao formato dos seus pés.

Coloque jornal molhado ou saco plástico

Outra maneira para lacear o tênis é colocar um pedaço de jornal molhado dentro dele para expandir o cabedal. Pegue um pouco de jornal, amasse, molhe-o com água e coloque dentro do tênis. Deixe por 12 horas e depois retire. A água irá alargar o tênis.

Caso você não tenha um jornal pode utilizar um saco plástico com bastante água dentro que funcionará da mesma forma.

Congele o tênis

Uma maneira pouco ortodoxa, mas eficaz, segundo ortopedista Daniel Carlos Silva Cordeiro, de obter o mesmo efeito é colocar o tênis no congelador. Pegue um saco plástico e coloque os tênis dentro. Leve ao congelador por 12 horas. Dado o tempo retire e teste para ver se o tênis alargou o suficiente para ficar confortável no seu pé.

 

Tipo de pisada

 

O tipo de pisada pode ser um fator determinante na escolha do tênis. Há modelos específicos para cada tipo de pisada, seja ela pronada, supinada ou neutra, embora a maioria dos corredores se adapte bem a tênis neutros.

 

 

Leia mais

5 mitos sobre os tênis de corrida

A corrida, o pé e o calçado

Qual seu tipo de pisada: neutra, pronada ou supinada?

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!