Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas essenciais para quem quer correr à noite

Foto: Shutterstock

No mundo da corrida, a cultura de acordar cedo é amplamente disseminada: muitos atletas costumam madrugar para realizar seus treinos, e as provas geralmente acontecem no começo da manhã. Entretanto, alguns preferem correr à noite, seja pela rotina apertada, por preferir o escuro ou até para não perder preciosas horas de sono pela manhã.

O que você precisa saber para correr à noite

É natural que o corpo esteja mais cansado depois do pôr-do-sol: um dia comum costuma envolver caminhadas para lá e para cá, estresse, e também bastante desgaste mental.

Em dias de treinos noturnos, é interessante evitar essas atividades mais exaustivas, como recomenda o treinador Lucas Sália. “É importante evitar carregar cargas pesadas, ou passeios que durem o dia inteiro”, diz.

Alimentação

A alimentação também muda bastante entre os dois horários. De manhã, um café leve, com uma fruta ou barra de cereal costuma ser o suficiente para manter um atleta saciado, ao mesmo tempo que não atrapalha o desempenho do corredor com um “peso” a mais no estômago. 

Para correr à noite, entretanto, o cenário é outro. “Você precisa pensar que não pode comer muito na hora do almoço. Tem muito alimento parado no seu aparelho digestório”, explica Sália, que também chama atenção para a hidratação. “Esse período normalmente é um pouco mais quente, então tem que se hidratar um pouco mais durante o dia”, completa.

Segurança

Além dos impasses fisiológicos, a segurança também precisa ser reforçada, já que a visibilidade do corredor e das pessoas em volta diminui bastante no escuro.

Por isso, o treinador afirma que luzes sinalizadoras e roupas refletoras são essenciais para evitar acidentes no trânsito: “só é preciso tomar cuidado para não exagerar, senão vai incomodar e interferir na corrida”.

Caso a prova-alvo seja noturna, Sália reforça que todas essas dicas devem ser seguidas com ainda mais afinco, e acrescenta outra.”Recomendo fazer um trote de aproximadamente 20 minutos antes da prova para já estimular a musculatura”.

Leia mais

Correr à noite não prejudica o sono, aponta estudo

Cortar carboidratos à noite ajuda no emagrecimento?

Correr de manhã ou à noite?

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!