Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

É bom correr antes de uma prova?

Foto: Shutterstock

Afinal, é bom ou não correr antes de uma prova? Você treinou durante muito tempo para a sua competição, fez tudo o que disse seu treinador, seu nutricionista… seu corpo está preparado. O treino já foi feito, seu kit está em mãos e você está pronto para participar da sua primeira prova de corrida. Mas será que devemos correr um dia antes da prova? 

Você vai pegar o seu kit de corrida e então vem à mente essa pergunta que todo corredor iniciante se faz: no dia anterior à prova, eu devo correr um pouco? Provavelmente você acha que não. Afinal, seu corpo precisa descansar e você já fez tudo que deveria ter feito, certo? Mais ou menos. Correr antes de uma prova é sim indicado. Veja por que:

Afrouxa as pernas
Realizar uma corrida leve no dia anterior a sua prova te permitirá soltar as pernas e fazer o seu sangue fluir adequadamente.

Relaxa
Muitos corredores, quando começam a participar de algumas provas, ficam nervosos, ansiosos. E uma corrida leve antes da prova, de no máximo 20 minutos, vai ajudá-lo a relaxar o suficiente para desfrutar de cada momento fazendo o que você ama.

Você vai render melhor
Sim, você leu certo. Quando treinamos corretamente, estamos preparados e saudáveis e o trote leve não afeta o desempenho. Pelo contrário, ele irá ajudá-lo no dia seguinte a correr de forma muito mais segura.

Treinar antes de uma prova: quanto?

Não é para correr rápido ou longas distâncias. Você não deve exceder 20 minutos. Mas lembre-se quanto maior a distância da prova, mais leve você deve executar o trote. Portanto, não corra pensando na distância ou ritmo, simplesmente corra devagar e aprecie a paisagem. Vá pensando e visualizando a sua posição final e pense em todas as coisas que você vai fazer no dia seguinte para alcançar o seu objetivo. O ritmo deve ser lento, e você deve conseguir conversar confortavelmente; afinal, é uma corrida para relaxar a mente.

Depois do treino, alongue-se. Respire profundamente, relaxe e concentre-se para o dia seguinte. Prepare-se para desfrutar cada quilômetro do seu grande dia.

 

Leia mais

 

Esta matéria foi publicada no  Activo México .

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Frequencímetro

Compartilhe por email!
[i]
[i]