shutterstockFoto: shutterstock

Esporte e diversão ao mesmo tempo na Alphaville Running

Atualizado em 22 de julho de 2016

Quem pratica corrida por paixão, diversão e bem-estar pode não contemplar de perto a grande magia das competições experimentada pelos atletas profissionais, com seus pódios, recordes e rankings e participações em olimpíadas. Mas quem não gosta de levar para casa uma medalha de participação? Não à toa as corridas de rua atraem cada vez mais participantes anônimos, que além de praticarem seu esporte predileto estão em busca do clima divertido e de confraternização desses eventos. Esta é justamente a aposta do Circuito Alphaville Running, que teve início no segundo semestre de 2007 e chega para a temporada 2008 com um conceito muito claro para os corredores: esporte, confraternização e diversão ao mesmo tempo.

Tudo isto estará reunido nas seis provas que serão realizadas em Alphaville ao longo do ano, voltadas para os corredores amadores e com roteiros na cidade de Barueri, cerca de 23 km da capital paulista. Desafio? As provas têm percursos inéditos, diferentes entre si, apenas uma etapa terá o mesmo trajeto de uma prova realizada em 2007. Ranking? O Circuito terá seu próprio ranking, o Ranking Zarro, tanto individual como por equipes, um estímulo para a freqüência e os treinos constantes. E ao final uma grande festa será organizada para entrega dos prêmios, no Teatro no Centro de Eventos de Barueri, além de sorteios especiais para os participantes. Já na inauguração do Circuito, no segundo semestre de 2007, as provas reuniram um total de quatro mil corredores.

Primeira etapa de 2008 – a abertura do Circuito Alphaville Running será realizada no dia 26 de abril, com um percurso inédito de 4 km ou 8 km (duas voltas pelo circuito) pelas agradáveis e arborizadas ruas e alamedas de Alphaville.

“O mote para o Circuito deste ano é O Tempo e a Corrida, e as medalhas e os troféus das etapas vão fazer um parâmetro entre esse tema. Já para esta primeira etapa teremos uma pesquisa com os corredores sobre o modelo para a camiseta da prova, os mais votados no masculino e feminino será a camiseta da 1ª etapa”, diz Alfredo Donadio – Diretor Técnico do Alphaville Running 2008”.

Atento para não perder a prova – O triatleta e empresário da área de saúde Marco Antonio Paganini Vicente, de 35 anos, ficou atento este ano para participar do Circuito, do qual ouviu falar muito bem pelos amigos que compareceram às provas de 2007, e foi o primeiro a garantir sua inscrição. “Moro na Lapa em São Paulo e tenho uma filial da minha empresa em Barueri, achei interessante um percurso diferente por lá. Não consegui fazer a prova no ano passado e daí fiquei com aquela expectativa, por isso acompanhei pelo calendário do ativo.com o início das inscrições. Quero ver se consigo participar do ranking também”, diz o atleta, que neste primeiro semestre contou que vai se dedicar somente às corridas de rua, voltando para as disputas de triathlon no segundo semestre.

Próximas etapas

Das seis etapas deste ano, o percurso do ano passado se repete apenas em uma prova, que é a segunda etapa, no dia 7 de junho, com percursos de 5 km e 10 km. A terceira etapa terá percurso de 9 km, no dia 27 de julho, e será realizada na parte empresarial de Alphaville.

A quarta prova, no dia 14 de setembro, sairá do Tamboré I, percorrerá as alamedas de Alphaville e finalizando o percurso no centro de Barueri, no Ginásio de Esportes, nas distâncias de 6 km e 10 km. A quinta etapa será no dia 18 de outubro, com percursos de 4 km e 8 km. A última etapa terá a distância de 9 km, com disputa no dia 7 de dezembro. Todos os percursos são aferidos por medidor oficial da Confederação Brasileira de Atletismo, IAAF e AIMS.

Ranking Zarro 2008

Cada etapa premiará os cinco primeiros homens e as cinco primeiras mulheres nas distâncias. Essa premiação será realizada no mesmo dia do evento, após o término da prova. Todos os atletas que completarem a prova marcarão pontos no Ranking Zarro 2008 – Circuito Alphaville Running, individualmente e para a equipe pela qual se inscreveram. Esses pontos serão somados a cada etapa e, ao final da sexta etapa, no dia 7 de dezembro, será feito o fechamento do Ranking de 2008.

O atleta deverá participar de pelo menos cinco etapas. A pontuação é feita através da tabela húngara da IAAF, que contém pontuação por tempo em cada distância, adaptada às corridas de rua do Circuito Alphaville Running. A premiação será no dia 16 de dezembro para os três melhores atletas classificados por faixa etária, no teatro do Centro de Eventos de Barueri.