Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Descubra qual a frequência cardíaca ideal para emagrecer

Foto: frequência cardíaca

Muitos corredores acreditam que suar é sinônimo de queimar calorias, mas não é bem assim. Uma atividade menos intensa e mais duradoura pode ser igualmente eficaz a uma série de exercícios intensos e mais curtos. Então, qual seria a frequência cardíaca ideal para emagrecer?

As zonas de treinamento definem a intensidade do esforço do corredor durante a atividade. Na primeira zona, entre 50 e 60% da FC máx, a queima de gordura é predominante. “Nesse caso, é uma atividade mais leve, como uma caminhada”, explica Yuri Spacov, professor de educação física e personal trainer em São Paulo (SP).

Já a segunda zona varia entre 70 e 80% da FC máx. Nesse caso, com a intensidade aumentando, o corpo precisa se reinventar para repor a quantidade de energia gasta. Por isso, além de queimar gordura, o corpo também começa a queimar carboidrato, presente nas células e na forma de glicogênio no sangue. Essa estratégia ocorre porque os carboidratos, com um estoque limitado, possuem um metabolismo mais rápido para liberação de energia. 

 

Leia mais

Por que estabelecer uma rotina é importante para progredir na corrida

5 verdades para quem quer começar a correr

5 dicas de treino para iniciantes na corrida

 

Após o exercício, com um alto nível de energia gasta, o corpo busca a homeostase, que é o nome dado para uma tendência do organismo de alcançar um equilíbrio depois da atividade física. Por isso, ele continua a consumir as reservas de gorduras. 

O exercício mais forte caracteriza a terceira zona de treinamento, acima de 80% da FC máx. “Na terceira zona, o corpo começa a produzir lactato, que é um composto produzido pelo organismo após a queima de glicose, para o fornecimento de energia sem a presença do oxigênio. Ao contrário da zona anterior, quando o processo acontecia na forma aeróbia, ela passa a ocorrer na forma anaeróbia, porque a capacidade pulmonar não dá mais conta de ajudar na queima”, explica Yuri.

Na terceira zona, por acontecer na forma anaeróbia, sem a presença do oxigênio, a duração do exercício é curta. Forçar os músculos nessa etapa geram dor e desconforto ao longo da atividade. 

Como calcular a frequência cardíaca ideal durante o treino

Não existe uma fórmula precisa, apenas um cálculo que é usado como padrão de referência. Basta fazer:

220 – idade

Exemplo: Se a pessoa tiver 20 anos —> 220 – 20 = 200 FC máx.

Na primeira zona de treinamento, a FC seria entre 100 batimentos cardíacos aproximadamente. 

Na segunda zona de treinamento, a FC seria entre 140 batimentos cardíacos aproximadamente. 

Na terceira zona de treinamento, a FC seria entre 180 batimentos cardíacos aproximadamente. 

“Este é um parâmetro de aproximação. O ideal é ter um educador físico próximo para dar os números exatos antes do exercício e aconselhar o corredor qual é a frequência ideal que ele deve chegar para queimar calorias”, recomenda Yuri. Há ainda outras formas de calcular e entender melhor as zonas da frequência cardíaca e como medi-la. Clique aqui para saber mais. 

Conselhos para o corredor

Alguns aliados tecnológicos podem ser importantes para melhorar o treinamento e tornar a atividade mais segura. Um exemplo é o frequencímetro. “O equipamento permite que o corredor se encaixe em uma das zonas de treinamento com maior exatidão”, explica Yuri.

Além de marcarem a frequência cardíaca, os relógios esportivos auxiliam na velocidade média e máxima, oferecendo um bom parâmetro nos treinamentos.

Para quem busca perder peso, o padrão recomendado é ultrapassar os 60% da FC máx. No entanto, cada corpo se adapta de uma forma ao exercício. “Em alguns casos é recomendado começar na zona de treinamento 1, em outros na 3 e. Na maioria das atividades, é sugerido alternar as zonas. É importante que o corredor seja orientado para que não ocorra riscos de lesões”, recomenda o treinador. 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Tênis Saucony!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!