Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Por que estabelecer uma rotina é importante para progredir na corrida

Não é simples conciliar treinos com a vida profissional e pessoal. Encaixar os treinamentos na agenda exige que o atleta organize suas atividades e utilize de forma inteligente o seu tempo. Muitas vezes confundida injustamente com monotonia, a rotina garante maior eficiência e segurança naquilo que se faz. E isso vale para o esporte também.É importante ter uma rotina na corrida para evoluir e aumentar a quilometragem no dia a dia.

Segundo o filósofo Mario Sergio Cortella, autor do livro “Por Que Fazemos O Que Fazemos?”, “a rotina consiste em uma série de procedimentos-padrão com os quais um processo se completa”. Portanto, a repetição das atividades no dia a dia faz com que o corpo e a mente estejam mais preparados para a corrida. Uma noite mal dormida pode impactar em até 60% o rendimento do atleta no dia seguinte.

“De acordo com um dos princípios de treinamento esportivo, há necessidade do estímulo ser aplicado continuamente, sem grande interrupções, para que haja evolução. Isso serve para qualquer esporte. Além disso, existem os aspectos motivacionais. A rotina não pode ser confundida com monotonia. O princípio da variabilidade [intercalar os treinos durante a semana] é essencial para que o aluno não caia na monotonia”, analisa o treinador Rodrigo Lobo.

 

Leia mais

Quando estamos preparados para fazer treinos de tiro?

5 dicas de treino para iniciantes na corrida

Uma planilha para chamar de sua em 2018

 

Quebrar o planejamento inicial e ir a uma festa durante a semana pode sobrecarregar o corpo no dia seguinte e atrapalhar os treinos. Essa sobrecarga e o estresse físico acumulado do dia anterior fazem com que o atleta se queixe de preguiça e sabote os próprios planos no esporte, impedindo que ele estabeleça uma rotina na corrida.

“A rotina, para um atleta, mesmo que seja amador, é fundamental. Um treinamento, principalmente para corrida, exige um planejamento. Quando você monta o planejamento junto com o treinador, isso vai influenciar na rotina pessoal – trabalho, família, entre outros. É a rotina que permite a organização ideal para a periodização que envolve uma maratona, por exemplo”, aponta a psicóloga do esporte Júlia Amato, da Flow Psicologia.

Ter um propósito bem definido no esporte, que pode ser emagrecimento, superação ou simplesmente a prática da atividade com qualidade, é essencial encará-la com a mesma seriedade com que se vê um compromisso profissional para, assim, estabelecer uma rotina na corrida.

“Para que a sua atividade física não fique em segundo plano toda vez que aparece uma reunião ou uma urgência, você deve ver o seu esporte com a mesma importância com que age com o seu trabalho. Resumindo: seu treino de corrida ou ida à academia devem fazer parte da sua agenda como mais uma tarefa do dia, sem mudanças, sem trocas, sem desistências. Todo o restante da sua programação deve ser montado em outros horários e equilibrados com sua capacidade diária de tempo”, recomenda José Carlos Fernandes, o Zeca, dono da assessoria esportiva Ztrack.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Tênis Saucony!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!