Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Miguel Sarkis: emagrecimento a cavalo

É moda, e sempre houve a preocupação com o emagrecimento de nós seres humanos. Há uma constante busca por meios “milagrosos” de emagrecimento e não poderia deixar de comentar o assunto, principalmente por que ele nos conduz à corrida.

Emagrecimento. Talvez esta seja a palavra mais falada pela humanidade, depois de dinheiro, guerra, crime, aquecimento global e outros, mas não tão muitos outros.

O emagrecimento como forma de locomoção e ajuste de saúde tem sido um dos mais alarmantes itens da vida cotidiana dos homens de todo o mundo.

Não há quem não tenha se preocupado com aquelas gordurinhas que insistiram em dobrar sobre o cós da calça de jovens, adultos e idosos. É fatal, quando se está comendo, logo se pensar em o que fazer para emagrecer e seguir tranquilo, comendo.

A corrida aparece como a grande salva pátria. Mas, como todos nós sabemos, não é bem assim. Todos os dias há alguém me perguntando se correr é melhor do que andar para emagrecimento, e respondo sempre: depende.

Já falamos sobre corrida, caminhada e gasto calórico, porém, na semana passada a revista Veja publicou uma matéria dizendo que parece milagre os atributos de um determinado remédio, especificamente desenhado para o Diabetes, e que muitos estão utilizando para o emagrecimento. Doze quilos em seis meses não parece milagre, além do que, com uma boa quantidade de boa vontade, mais uma caminhada ou corrida moderada é possível, a qualquer cidadão, queimar os indesejáveis doze quilos do corpo.

É fato que caminhar e correr exige muito mais do que um simples copo de água para engolir um comprimido ou, até mesmo, uma picadinha no músculo, e requer menos tempo do que uma temporada de treinos e os famosos “fecha a boca”.
Incontestavelmente falando? Não podemos confiar nos remédios como os famosos salva pátrias, sabendo-se que é necessário exercício físico, principalmente pelas funções orgânicas desempenhadas a partir dos estímulos da caminhada, corrida e exercícios físicos moderados a subintensos.

O assunto “emagrecimento rápido” tem tomado o tempo de muitos pesquisadores e de entusiasmados sobre peso, obesos e super obesos.

E ai, como que um desmancha prazeres, tenho que dizer que o corpo humano ainda não sofreu “mutações” necessárias e capazes de eliminar esta etapa dos seres humanos, ou seja, sem exercício físico, é possível para nós emagrecimentos tímidos, ou pelas intensas e longas dietas com grandes restrições de alimentos, ou pelas cirurgias contestadas pela classe ética médica.

Antes de comer o seu lanche ou refeição principal, lembre-se de quantos minutos ou horas serão necessários para eliminar aquilo que estamos ingerindo. Outro dia, numa padaria, pedi um café com leite, duas baguetes com manteiga. Pasmem, os dois pães continham tanta manteiga que foi possível raspar os dois, deixar bastante manteiga neles e devolver, em forma de brincadeira, ao garçom, duas colheres de sopa de manteiga, e que se diga, que delícia!

Seriam necessários muitos minutos para eliminar do meu organismo. Troquei o prazer do muito pelo pouco e eficiente sabor de uma boa manteiga. Deu certo. Não precisei aumentar muito a minha corrida matinal e, tão pouco, aumentar a quantidade de gorduras indesejadas em meu corpo.

Pelo sim e pelo não, é muito estimulante ter uma página inteira de capa da revista dizendo que é um milagre. Daquele tipo que nós tentamos ter a vida inteira e que nunca vem. Daqueles que nos tirariam dos apertos financeiros ou dos apertos dos cintos e calças coladas ao nosso corpo.

Sem dúvida, nós corredores temos uma imensa tarefa social a fazer; ou seja, levar uma rotina de vida cada vez mais esportiva e esclarecedora, de forma que traduzam em benefícios todos os nossos anos de prática de corrida regular.

É fato que a corrida já dura algumas centenas de anos na nossa história e nunca se contestou a corrida, como de fato se contesta a validade dos milagrosos fármacos do emagrecimento.

 

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!