Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Rituais pré-prova: fique calmo antes da corrida

Foto: Shutterstock

Você é um exemplo de corredor que só ganha confiança após dar seus primeiros passos na prova? Depois de um longo ciclo de treinamento, ansiedade e nervosismo são fatores que podem influenciar no rendimento, principalmente no período de pré-prova. Como resolver esse problema? Realmente não existe nenhuma solução comprovada para isso. Porém, pensando em dar mais segurança para você na hora da corrida, separamos algumas dicas que servem até mesmo para os corredores de elite.

 

Rituais de pré-prova para largar tranquilo

Sinta sua respiração

Respiração é fundamental para um melhor rendimento. Quando você está ansioso ou nervoso, ela fica comprometida. Portanto, exercícios de respiração antes da prova estabilizarão sua frequência cardíaca e te deixarão mais relaxado para encarar mais uma corrida de rua. Um bem simples é inspirar lentamente (por 6 a 8 segundos) e soltar o ar na mesma velocidade por uns 2 minutos. Procure sempre respirar pelo nariz e, ao inspirar, infle levemente o abdômen para recrutar as partes mais baixas dos pulmões e o diafragma. Dessa forma, você melhora sua capacidade cardiorrespiratória e fica mais calmo. 


Esteja preparado

Estar bem treinado não é sinônimo de estar tranquilo para realizar a corrida, certo? Uma dica para te deixar mais calmo é estudar o trajeto da prova. Com isso, são menores as chances de você ser surpreendido por algo no dia da prova. O ideal é também simular o percurso do desafio para adquirir mais confiança.

 

Leia mais

Veja como deixar o treino mais divertido

Como escolher a primeira prova de corrida?

10 exercícios na academia para melhorar a corrida

 

Não se pressione

Você é bastante exigente com o seu rendimento? É comum e saudável traçar metas, mas não crie muitas expectativas porque isso só atrai ansiedade. Concentre-se em fazer o seu melhor. Com sua cabeça focada apenas na corrida, ficará mais fácil atingir sua meta.

Crie seu próprio ritual

Fazer uma playlist específica para o desafio e com músicas que têm a mesma pegada do seu pace, mentalizar-se correndo bem e feliz o trajeto todo são alguns exemplos de estratégias para deixar o nervosismo de lado. Também é importante reservar o dia anterior para fazer programas mais tranquilos e relaxantes. Tomar um banho mais demorado e ir para a cama antes do horário normal de dormir podem ajudar a embalar sua concentração. E evite comer alimentos muito pesados ou algo diferente no dia anterior e pré-prova para não passar mal na corrida.


Organize-se

Fazer uma programação antecipada para o dia da prova — e segui-la — é importante para driblar a ansiedade. Por exemplo, se a sua largada for às 6h30, chegue com 40 minutos de antecedência para poder ir ao banheiro e se posicionar no início da prova com tranquilidade, principalmente se o seu objetivo for baixar o pace ou pegar um pódio. Observe as pessoas ao seu redor e tente adivinhar como elas estão se sentindo em relação à corrida. Tenha certeza de que você notará muita gente ansiosa (você não está só!). 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Tênis Saucony!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!