Kelvin Kiptum quebra recorde mundial de 42 km em Chicago

Atualizado em 09 de outubro de 2023

O queniano Kelvin Kiptum, de 23 anos, quebrou o recorde mundial de maratona no último domingo (8), em Chicago, nos Estados Unidos. A nova marca é de 2h00min35s, superando por mais de 30 segundos o antigo recorde, que pertencia ao compatriota Eliud Kipchoge.

Estou muito feliz. Não estava preparado. Um recorde mundial não estava em minha mente hoje”, afirmou Kiptum.

Kelvin ficou 3min27 à frente do compatriota Benson Kipruto, enquanto o somali naturalizado belga Bashir Abdi terminou em terceiro, com um tempo total de 2h04min32. Essa foi a terceira maratona que Kiptum correu em sua vida. No quilômetro 35 dos 42 km de prova, o novo recordista afirmou sentir que poderia quebrar a marca de 2 horas.

“Eu vi a hora na minha frente e disse: deixe-me tentar, talvez eu consiga correr em menos de duas horas. Eu sabia que um dia seria recordista mundial”, contou.

No ano passado, Kiptum estreou na prova de Valência, na Espanha, em que correu em 2h1min53, o terceiro melhor tempo da história. Nesse ano, durante a Maratona de Londres (RUN), o queniano terminou em 2h1min25, o segundo melhor tempo. Agora, Kelvin já é o melhor da história.