ReproduçãoFoto: Reprodução

Grupo de 112 corredores disputa maratona no Canadá “amarrado” por corda

Atualizado em 27 de julho de 2017
Mais em Notícias

Cento e doze maratonistas tiveram uma ideia inusitada para participar da Maratona de Calgary, no Canadá. O grupo de corredores disputou a prova interligado por uma corda e entrou para a lista de recordes do Guinness como o maior grupo a correr e completar uma maratona ao mesmo tempo.

Para evitar interrupções extras durante o percurso, eles definiram previamente que fariam três pausas coletivas para ir ao banheiro. Cada parada teve duração de 15 minutos.

As idas ao banheiro não foram os principais problemas do grupo. Dos 112 participantes, 12 eram maratonistas de primeira viagem. Na marca do km 15, alguns deles sentiram o desgaste físico, obrigando o restante a diminuir o ritmo e passar por alguns intervalos de caminhada.

 

 

O calor também atrapalhou. Um corredor precisou receber atenção médica para terminar a maratona em segurança. Na reta final, cólicas atrapalharam algumas participantes, gerando mais duas pausas. Apesar de todos os contratempos, o grupo finalizou os 42 km em 6h24min56s.

“Houve altos e baixos, incluindo alguns pontos que não poderiam ter acontecido. Mas, quando eles cruzaram a linha de chegada, fiquei aliviado. Senti uma sensação de responsabilidade pelo sucesso e fracasso deles. Como um pai com seus 112 filhos”, comparou Blaine Penny, embaixador da MitoCanada, entidade que apoiou o grupo de corredores.

“Foi um objetivo difícil. Se tivéssemos 150 corredores, provavelmente não teríamos finalizado a maratona. Completamos dentro do prazo previsto: 6h30”, acrescentou Penny.

No mesmo dia, também interligadas por uma corda, porém mais sincronizadas, dez mulheres concluíram a Maratona de Calgary em 3h28min, marca que também rendeu um lugar no Guinness.