Roberto Mesquita PereiraFoto: Roberto Mesquita Pereira

21k Noronha: prova difícil, visual espetacular

Atualizado em 30 de novembro de 2016

Imagine uma corrida difícil. Multiplique isso por muito calor, subidas íngremes, areia fofa e trilhas com pedras soltas. O resultado? Suor, aquela cara de esforço e sorrisos sem fim entre os 600 corredores que disputaram no último sábado, 26, os 8k e a meia-maratona da 21k Noronha, a já famosa prova que acontece anualmente no arquipélago de Fernando de Noronha.

Mas por que tantos sorrisos e tanta empolgação diante de tanta dificuldade? A resposta é que não importa a distância: correr em Fernando de Noronha é ter a certeza de que o cenário será deslumbrante, com direito a praias paradisíacas e pontos que oferecem vistas especiais da ilha.

A principal ilha de Fernando de Noronha tem 17km2, menos de três mil habitantes e um cuidado raro com a preservação da natureza. O Parque Marinho Nacional é um exemplo disso. E até por ele a corrida passa, mas com restrições. Quem vai arriscar suas passadas por lá precisa seguir a trilha demarcada e tomar cuidado com o lixo que produz, jogando os copos biodegradáveis em lugares pré-determinados.

Durante toda a prova, quem aceita os copos de água oferecidos nos pontos de hidratação tem uma responsabilidade: jogá-los fora rapidamente depois de consumidos para que todos possam ser recolhidos pela organização. Livrar-se do lixo poucos metros depois de receber a água é uma das principais regras da corrida, se não a maior.

 

 

A 21k Noronha tem outra particularidade. Embora todos os corredores estejam acostumados a chegar – ou ao menos tentar chegar – cada vez mais rápido, essa é uma prova em que cada quilômetro percorrido significa também um quilômetro a menos curtindo a ilha e sua paisagem única.

Largada e chegada da 21k Noronha acontecem na Praia do Porto, famoso ponto turístico em que é possível nadar com tartarugas e peixes coloridos em mar aberto perto da praia. A corrida passa por outros lugares famosos para quem vai conhecer Fernando de Noronha, como as praias da Cacimba do Padre, da Conceição e do Leão.

Por tudo isso, na 21k Noronha ninguém tem vergonha de parar durante a corrida para tirar fotos ou fazer vídeos rápidos. Na verdade, a maioria nem pensa duas vezes: nesse arquipélago a pouco mais de 300 km da costa brasileira, registrar imagens para levá-las como lembrança é quase uma regra.

A prova deste ano foi a terceira edição da 21k Noronha, corrida que surgiu de um bate-papo durante uma partida de futevôlei entre três amigos nas areias de Fernando de Noronha. Com inscrições esgotadas pela terceira vez seguida, a prova seguirá no calendário do arquipélago em data ainda a ser definida em 2017. Para sorte de mais 600 pessoas que poderão passar por tudo isso nos próximos anos.