DivulgaçãoFoto: Divulgação

42k de Floripa: percurso plano e visual de tirar o fôlego

Atualizado em 14 de março de 2018
Mais em Notícias

Programada para 3 de junho, a 42k de Floripa é uma prova que reúne dois aspectos perfeitos para agradar os corredores: um trajeto com pouca variação de altimetria – ideal para estreantes em maratonas ou atletas que querem anotar seus  recordes pessoais – e um visual de tirar o fôlego dentro de uma das cidades mais bonitas do Brasil.

A prova começa e termina na avenida Beira-Mar Continental. Os 42 km do trajeto são majoritariamente planos – as principais subidas são para cruzar a ponte Pedro Ivo Campos, utilizada para ligar a ilha ao continente e local onde a vista é tão bonita que serve como incentivo extra aos atletas.

 Aproveite o preço promocional e inscreva-se na 42 k de Floripa antes da virada de lote

A primeira travessia da ponte é já no km 3. A segunda, após um longo trecho na porção insular de Florianópolis, no  km 38. Entre estes dois trechos, os atletas enfrentam pouca variação no relevo.

Eles passam por locais como o Mercado Público de Florianópolis, contornam a bela Avenida Beira-Mar Norte até a Universidade Federal de Santa Catarina, retornam pela Beira-Mar e seguem em direção ao sul da ilha, até as proximidades do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, antes de retornarem para cruzar a ponte Pedro Ivo Campos em direção à linha de chegada.

Veja o percurso da 42k de Floripa 

“A 42k de Floripa está atraindo muito os atletas de Florianópolis pelo detalhamento do percurso. Ela inicia na Beira-Mar e já no km 3 atravessa a ponte, onde temos uma inclinação que pode enganar alguns que não conhecem”, avalia Fabiano Braun, diretor-técnico da Floripa Runners e vice-presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida de Santa Catarina).

Para enfrentar o trajeto, os atletas terão postos de hidratação com água a cada 3 km, cinco pontos para entregas de isotônicos, quatro pontos de banheiro e UTI móvel, dois com distribuição de gel de carboidrato, além de bananas, laranja e até sal.

“Estou à  frente da ATC, Associação de Treinadores de Corrida de Santa Catarina, e hoje temos 30 assessorias aqui em Florianópolis e 40 em Santa Catarina. E todas elas vão em peso para o evento”, comenta o treinador.

Além do trajeto majoritariamente plano e a estrutura de apoio ao atleta, outro ponto favorável da prova é o clima. Marcada para 3 de junho, ela deve ocorrer sob temperatura amena, o que pode ser perfeito para atletas que vão buscar suas melhores marcas pessoais ou estrear na distância.

Segundo Fabiano Braum, investir em treinos de subida é uma boa medida para garantir o bom desempenho na Ilha da Magia.

“O terreno da prova é praticamente plano, mas teremos alguns trechos com inclinação razoável. Além disso, treinos de subida são importantes para fortalecer as articulações e musculatura em geral, dando mais força para esses corredores completarem a prova com mais tranquilidade”, diz.

Outras distâncias

Atletas que não quiserem correr os 42 km em Florianópolis também terão opções no dia da prova. O evento promoverá corridas de 21 km e de 7 km.

 

Veja o percurso da prova de 21 km da 42k Floripa

 

https://youtu.be/QujRjOOPsDo