Trail Verbier St BernardFoto: Trail Verbier St Bernard

50 provas mais bonitas para correr antes de morrer

Atualizado em 22 de dezembro de 2016

Se você é daqueles que preza pelo visual na hora de escolher um desafio, não deixe de conferir a lista que criamos com as 50 provas mais bonitas do mundo. Tem opções para todos os níveis, de iniciante a avançado, e também para todos os gostos e perfis de corredores: asfalto, montanha, praia, floresta, deserto e até mesmo na neve. É o estímulo que faltava para você planejar sua próxima meta e viagem.

1. Meia-maratona do Gelo
Local: Sibéria, Rússia
Distâncias: 7 e 21 km
Quando: janeiro
A única corrida de longa distância que acontece no inverno russo. A temperatura mais baixa registrada no evento foi de –39ºC, em 2001, e a mais alta de –4ºC, em 2012. A prova acontece sempre no dia 7 de janeiro, quando é celebrado o Natal ortodoxo, e seu percurso passa pelos principais pontos históricos de Omsk.
http://www.runsim.ru/en/ice

2. Maratona Internacional de Marrakesh
Local: Marrocos
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: janeiro
Com o patrocínio de Sua Majestade, o rei Mohammed VI, a prova tem um clima ameno e é recheada de cultura, história e belas paisagens. Considerado um dos percursos mais rápidos do mundo, ele passa pelas antigas muralhas vermelhas da cidade e por suas ruas arborizadas com palmeiras, laranjeiras e oliveiras.
http://www.marathon-marrakech.com/

3. Bermuda Race Weekend
Local: Ilhas Bermudas
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: janeiro
Uma corrida que tem como visual as belas praias de areias brancas e aquele mar azul-turquesa do Caribe. Quem quiser, pode se aventurar no desafio “3 corridas em 3 dias”, e percorrer todas as distâncias do evento.
bermudaraceweekend.com

4. Cruce de los Andes
Local: Argentina
Distância: 100 km
Quando: fevereiro
Com três dias de duração, esta é uma das corridas de aventura mais famosas das Américas. Rodeado de belas paisagens e uma natureza exuberante, seu trajeto cruza os Andes, da Argentina até o Chile, passando por bosques, lagos e vulcões. O percurso é modificado todos os anos e pode ser concluído em formato solo ou em dupla.
elcrucecolumbia.com

5. Maratona Buller Gorge
Local: Nova Zelândia
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: fevereiro
Um dos percursos mais panorâmicos da Nova Zelândia, atravessa toda a ilha sul do país, passando por paisagens exóticas e deslumbrantes.
bullergorgemarathon.co.nz

6. Maratona do Deserto do Saara
Local: Marrocos
Distâncias: 5, 10, 21 e 42 km
Quando: fevereiro
Um desafio único e exaustivo devido às altas temperaturas do deserto que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para o sofrimento da população saharaui, que há décadas luta por sua independência do povo marroquino.
http://www.saharamarathon.org/

7. Maratona de Kilimanjaro
Local: Tanzânia
Distâncias: 5, 21 e 42 km
Quando: fevereiro
Reconhecida pela Iaaf, a prova acontece na base da mais alta montanha da África, o monte Kilimanjaro, com 5.895 metros de altura. A corrida costuma ser usada para detectar talentos entre os vários atletas africanos.
kilimanjaromarathon.com

8. Barkley Marathons
Local: Estados Unidos
Distância: 160 km
Quando: março
Em 30 anos, apenas 14 pessoas conseguiram completar a prova, que tem como cenário as montanhas do Tennessee. Seu percurso, que deve ser feito em 60 horas, tem um desnível positivo e negativo de cerca de 18 mil metros que os participantes devem encarar apenas com a ajuda de um mapa e uma bússola.
http://www.mattmahoney.net

9. Balaton Supermarathon
Local: Hungria
Distância: 194,2 km
Quando: março
A prova acontece em volta do lago Balaton, o maior lago de água doce na Europa Central, que fica aos pés das colinas vulcânicas das Terras Altas do Balaton. Podendo ser feita na categoria individual ou revezamento, a corrida é dividida em quatro estágios de mais ou menos 50 km, que devem ser completados um a cada dia.
http://balatonsupermarathon.runinbudapest.com/

10. Big Sur
Local: Estados Unidos
Distâncias: 5, 12, 21 e 42 km
Quando: março
Situada entre Los Angeles e San Francisco, essa rota é considerada uma das mais espetaculares do mundo. Suas paisagens incluem parques, florestas e incríveis penhascos. Seu ponto mais conhecido é o da Bixby Bridge, na metade da corrida, quando se tem uma incrível vista do Oceano Pacífico.
bsim.org

11. Maratona Two Oceans
Local: África do Sul
Distâncias: 2, 5,6 km, 12, 21, 22 e 56 km
Quando: março
Realizada na Cidade do Cabo, a prova oferece a experiência única de poder avistar em um mesmo percurso os dois oceanos que margeiam o país: o Atlântico e o Índico. Além da ultramaratona de 56 km, o evento inclui também uma meia-maratona, provas de trail (12 e 22 km) e outras menores de 2 e 5,6 km.
http://www.twooceansmarathon.org.za/

12. Meia-maratona Glaciar
Local: Argentina
Distâncias: 10 e 21 km
Quando: março
Um percurso inesquecível que acontece dentro do Parque Nacional los Glaciares, em El Calafate, na Patagônia Argentina. Montanhas, lagos e glaciares acompanham cada corredor ao longo de toda a prova.
http://maratondelglaciar.com/

13. Maratona de Jerusalém
Local: Israel
Distâncias: 5, 10, 21 e 42 km
Quando: março
Uma verdadeira viagem através do tempo na qual os participantes têm o privilégio de percorrer 3 mil anos de história em meio a lindos cenários e diversos pontos sagrados para diferentes religiões.
http://www.jerusalem-marathon.com

14. Maratona do Monte Everest
Local: Tibete/Nepal
Distância: 42 km
Quando: maio
Um desafio em meio às neves e temperaturas glaciais da mais alta montanha do planeta. A prova começa a uma altitude de 5.364 metros e termina na cidade de Namshe Bazaar, quase 2 mil metros abaixo.
http://www.everestmarathon.com/

15. Maratona Internacional de Bornéu
Local: Ilha de Bornéu
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: maio
A enorme ilha abriga um dos tesouros naturais mais importantes do sudeste da Ásia: sua vasta extensão de floresta tropical. A prova, contudo, se dá nas principais ruas e avenidas, tem um percurso plano e, portanto, rápido.
borneomarathon.com

16. Maratona da Grande Muralha
Local: China
Distâncias: 8,5 km, 21 e 42 km
Quando: maio
Uma prova desafiadora e exótica que permite que o atleta teste seus limites nos mais de 3.700 degraus ao longo da Muralha da China, além de ter a chance de estar em contato com a cultura e a história dessa arquitetura, considerada uma das sete maravilhas do mundo construídas pelo homem.
http://great-wall-marathon.com

17. Maratona da Baía do Monte Saint-Michel
Local: França
Distâncias: 5, 10, 42 e 42 km em dupla
Quando: maio
Entre a região da Bretanha e a Normandia, a prova conta com a participação de cerca de 5 mil corredores, que vêm de todas as partes da França e do mundo para correr em um ambiente mágico, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.
http://www.marathondumontsaintmichel.com/fr

18. Mountain do Vale Sagrado
Local: Peru
Distâncias: 8, 20 e 42 km
Quando: maio
Uma prova nos arredores da histórica cidade de Cuzco, o Vale Sagrado dos Incas, considerado um paraíso arqueológico e cultural entre Huambutio e Machu Picchu, onde se encontram as ruínas de uma das mais importantes e antigas civilizações da América do Sul. O percurso tem terreno variado, passando por trilhas, bosques, montanhas e estradas de chão, e a altitude média é de 2.900 metros acima do nível do mar.
http://www.mountaindo.com.br

19. Maratona Rapa Nui
Local: Ilha de Páscoa
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: junho
Suas misteriosas estátuas, chamadas de moais, juntamente com suas belas praias tornam essa corrida mística e especial. Um destino exótico e único no mundo, repleto de mistério e fascínio.
http://www.maratonrapanui.cl/

20. The Dipsea Race
Local: Califórnia
Distância: 12 km
Quando: junho
Criada em 1905, é considerada a prova trail mais antiga dos Estados Unidos. Por questões ambientais, o número de corredores é limitado em apenas 1.500 por edição. Seu percurso é um dos mais bonitos do mundo, entre Mill Valley e Stinson Beach, mas é considerado cansativo por ser bastante íngreme.
dipsea.org

21. Safaricom Marathon
Local: Quênia
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: junho
A prova, que arrecada fundos para a preservação da vida selvagem, acontece dentro da Lewa Wildlife Conservancy, uma das principais reservas do Quênia, em meio a um cenário de tirar o fôlego. O percurso passa por terrenos de chão batido, pela savana, por margens de rio e por uma floresta de acácias, tendo os participantes a chance de avistar diversos animais.
http://www.safaricom.co.ke

22. The Big Five Marathon
Local: África do Sul
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: junho
Já pensou correr entre leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes? Essa é a ideia da Big Five, que acontece na reserva de Entabeni, província de Limpopo, e onde os corredores podem avistar os “grandes cinco” e também muitos outros animais. Uma experiência inesquecível e segura, já que há vários guardas ao longo do trajeto para evitar qualquer ataque.
http://big-five-marathon.com

23. Meia-maratona das Cataratas
Local: Brasil
Distância: 21 km
Quando: junho
A disputa ocorre no interior do Parque Nacional do Iguaçu, um Patrimônio Natural da Humanidade e área de preservação ambiental. Seu percurso é caracterizado por uma paisagem de floresta e natureza exuberante, com destaque para a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas mundiais da natureza. O trajeto da prova possui um nível de dificuldade médio, com subidas e descidas leves.
http://www.meiamaratonadascataratas.com.br/

24. Maratona de Perth
Local: Austrália
Distâncias: 42 km e revezamento
Quando: junho
Localizada na costa oeste da Austrália, é uma região de clima agradável, com belas praias, jardins e vinícolas. Desde 1968, a cidade promove a maratona para levantar fundos para instituições de caridade.
wamc.org.au

25. Maratona do Sol da Meia-noite
Local: Noruega
Distâncias: 4,2 km, 10, 21 e 42 km
Quando: junho
Uma das provas mais incríveis do mundo, na qual se tem a oportunidade de correr durante um fenômeno conhecido como sol da meia-noite. A largada dos 42 km ocorre às 20h30 para que a maioria dos competidores cruze a linha de chegada por volta da meia-noite, vendo o sol brilhar. O percurso é plano e a temperatura média é de agradáveis 15°C, embora não deixe de haver neve nas montanhas que circundam a cidade.
msm.no

26. Trail Verbier St Bernard
Local: Suíça
Distâncias: 6, 29, 61 e 110 km
Quando: julho
Uma corrida de trail no coração dos Alpes Suíços com opções para os mais variados níveis. A temperatura costuma ser agradável, porém o percurso é repleto de subidas e descidas íngremes, que, dependendo da distância escolhida, devem ser encaradas durante a noite também.
trailvsb.com

27. Maratona de Victoria Falls
Local: Zimbabwe
Distâncias: 7,5 km, 21 e 42 km
Quando: julho
A corrida começa e termina no Zimbabwe, mas tem uma passagem pela Zâmbia, sendo que no meio do caminho os atletas passam pela Victoria Falls Bridge, de onde é possível avistar as majestosas cataratas, e também por uma reserva natural, na qual veem animais como macacos, javalis, hipopótamos, entre outros.
vicfallsmarathon.com

28. Maratona da Ilha Maurício
Local: Maurício
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: julho
Percurso paradisíaco que passa por belas praias de águas transparentes, aldeias de pescadores, pela espetacular lagoa Baie du Cap, além da montanha Le Morne, que se projeta para o mar e é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
mauritiusmarathon.com

29. Gold Coast Marathon
Local: Austrália
Distâncias: 5,7 km, 10, 21 e 42 km
Quando: julho
Localizada na ilha de Queensland, é uma das regiões mais badaladas do país, com lindas praias e uma excelente infraestrutura. A época da prova costuma atrair os melhores corredores, especialmente da África e da Ásia, já que as temperaturas ficam em torno dos 19°C, favorecendo o desempenho dos atletas.
goldcoastmarathon.com/au

30. Mongolia Sunrise to Sunset
Local: Austrália
Distâncias: 42 e 100 km
Quando: agosto
Disputada às margens do lago Hovsgol, em meio a uma natureza quase intocada, é considerada uma das mais belas corridas de trail do mundo. Seu percurso, contudo, é bem desafiador, com mais de 2.255 metros de ganho de elevação nos 42 km e de 3.365 metros no maior trajeto.
ms2s.dk

31. Creemore Vertical Challenge
Local: Canadá
Distâncias: 25, 50 e 75 km
Quando: agosto
Parte da prova é feita em estradas de terra e outra parte em trilhas. As subidas são bastante longas, porém não muito íngremes; já as descidas são mais acentuadas e técnicas. Ao final do percurso é possível escolher entre correr pela ponte ou através do rio Mad.
ouser.org

32. Maratona de Da Nang
Local: Vietnã
Distâncias: 5, 21 e 42 km
Quando: agosto
Considerada uma das seis praias mais bonitas do mundo devido a sua areia branca, água azul cristalina e excelente urbanização. A prova passa não apenas pelo belo litoral rodeado de montanhas, mas também pelas pontes e ruas da cidade.
rundanang.com

33. Maratona da Cidade de Helsinque
Local: Finlândia
Distância: 42 km
Quando: agosto
A cidade é a capital do país e é considerada a melhor do mundo para se morar. Além da boa qualidade do ar, é cenário perfeito para uma prova por oferecer um percurso leve e confortável, que passa por parques, lagos e muita área verde.
helsinkicitymarathon.fi/en

34. Maratona de Bali
Local: Indonésia
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: agosto
Oportunidade de o corredor explorar os cenários desta ilha paradisíaca, quente, festiva e culturalmente rica, com cerca de 10 mil templos espalhados em seu território.
balimarathon.com

35. Maratona de Kauai
Local: Havaí
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: setembro
As largadas ocorrem quando ainda está escuro, permitindo aos corredores vislumbrarem um cenário paradisíaco no nascer do sol. O percurso passa por praias, picos vulcânicos e florestas tropicais, sendo um dos trechos mais bonitos a passagem por um túnel de eucaliptos de 1,6 km.
thekauaimarathon.com

36. Satara Hill Half Marathon
Local: Índia
Distância: 21 km
Quando: setembro
Um desafio nas colinas ao redor do distrito de Satara e que acontece em meio a um calor intenso e alta umidade. Em 2015, entrou para o livro dos recordes ao juntar o maior número de corredores (2.618) em uma corrida de montanha.
satarahillmarathon.com

37. Maratona do Médoc
Local: França
Distância: 42 km
Quando: setembro
Muito mais do que uma corrida de rua, o evento coroa as celebrações da temporada das colheitas de uva. É um espetáculo rico em cores, já que a maioria dos participantes corre fantasiada.
http://www.marathondumedoc.com/

38. Dingle Marathon
Local: Irlanda
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: setembro
A prova atravessa a Península de Dingle, uma das cidades mais encantadoras da ilha. O clima é imprevisível, mas não tira a beleza das paisagens naturais, com destaque para a costa acidentada e para as ilhas Blasket.
dinglemarathon.ie

39. Jungfrau-Marathon
Local: Suíça
Distâncias: 4 e 42 km
Quando: setembro
Localizado no topo dos Alpes Suíços, o passo de montanha Jungfraujoch é considerado Patrimônio Natural da Unesco. Correr por lá não é só desafiador devido à diferença de altitude de 1.829 metros, como também uma das experiências mais incríveis para se vivenciar no país.
http://www.jungfrau-marathon.ch/en

40. Spartathlon
Local: Grécia
Distância: 246 km
Quando: setembro
Considerada “a rainha das ultramaratonas”, é uma das provas mais difíceis do mundo, que exige um elevado preparo físico e mental. O percurso é feito entre as cidades de Atenas e Esparta, tendo na subida e descida dos 1.200 metros do monte Parthenio o principal obstáculo.
spartathlon.gr/en

41. Maratona Internacional da Patagônia
Local: Chile
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: setembro
Seja qual for a distância, o percurso é duro, mas a beleza do lugar compensa todas as dificuldades. A rota passa por cenários lindíssimos em meio a montanhas, geleiras, lagos multicores, fiordes, ilhas e florestas virgens.
patagoniainternationalmarathon.com

42. Maratona da Selva
Local: Brasil
Distâncias: 42, 127 e 254 km
Quando: outubro
Uma prova de sobrevivência, considerada uma das mais difíceis do planeta, que ocorre no meio da floresta amazônica. No percurso, há pântanos, travessias de rios, subidas e descidas íngremes e lindas praias fluviais, tudo isso combinado com a umidade e altas temperaturas.
http://www.junglemarathon.com

43. Maratona do Lago de Garda
Local: Itália
Distâncias: 15, 30 e 42 km
Quando: outubro
Uma rota de beleza impressionante pela qual os atletas passam pelo imenso e surpreendente Lago de Garda, rodeado pelos imponentes Alpes e por pequenos e belos vilarejos e cidades.
lakegardamarathon.com

44. Dugway Trail and Ultra Run
Local: Estados Unidos
Distâncias: 5, 10, 20, 30 e 50 km
Quando: outubro
Já pensou correr em um centro militar de testes de armas químicas e biológicas? Uma vez por ano, a Área 52, como é chamada, é aberta ao público para receber uma corrida de montanha com variadas distâncias. Os percursos são bastante acidentados, porém nenhum deles passa perto de onde as armas são realmente testadas.
https://ultrasignup.com/

45. Himalayan 100
Local: Índia
Distância: 160 km
Quando: outubro
Uma ultramaratona de montanha dividida em cinco dias de prova em que não há tempo de corte. O trajeto passa por selvas, florestas de pinheiros, pequenas aldeias e povoados, além de uma vista panorâmica das mais altas montanhas do mundo: Monte Everest, Lhotse, Makalu e Kanchenjunga.
himalayan.com

46. Maratona do Círculo Polar
Local: Groenlândia
Distâncias: 21 e 42 km
Quando: outubro
Um dos lugares mais extremos do mundo, em que as temperaturas são baixíssimas e os ventos, congelantes. Em compensação, repleto de paisagens polares de tirar o fôlego. Mais do que enfrentar os demais corredores, o importante aqui é superar os limites do próprio corpo.
Polar-circle-marathon.com

47. Mountain Do – Deserto do Atacama
Local: Chile
Distâncias: 6, 23 e 42 km
Quando: novembro
Se correr em um deserto já parece ser um grande desafio, imagine desafiar o deserto mais alto e árido do mundo? Apesar das adversidades, o caminho passa pelos principais pontos turísticos da região, o Vale de La Luna e o Vale da Morte, tendo os atletas que percorrer trechos de chão batido, trilhas entre cânions, sítios arqueológicos e muitas dunas.
http://www.mountaindo.com.br/

48. Maratona da Antártica
Local: Antártica
Distâncias: 21, 42 e 100 km
Quando: novembro
Quem quiser correr em todos os sete continentes não terá como escapar deste deserto de gelo. Tempestades de neve, lesões e um impiedoso reflexo do sol na imensidão branca que pode até cegar. Sem falar na sensação térmica de –50°C, com ventos de até 200 km/h, que podem congelar os tecidos do corpo.
icemarathon.com

49. Bagan Temple Marathon
Local: Mianmar
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: novembro
Mianmar é de uma importância histórica incomparável, uma vez que suas terras abrigam mais de 2 mil templos. É neste cenário místico e impressionante que ocorre a prova, limitada a apenas 300 participantes. Nessa época, o clima é quente e úmido, com temperaturas atingindo 30°C.
Bagan-temple-marathon.com

50. 21k Noronha
Local: Brasil
Distâncias: 8 e 21 km
Quando: novembro
Uma experiência única de correr neste paraíso, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O percurso tem trechos no asfalto, trilhas e praias, e passa pelas mais belas paisagens da ilha. Para preservar suas ricas fauna e flora, as inscrições são limitadas.
http://www.21knoronha.com.br/