ShutterstockFoto: Shutterstock

OMS diz que 80% dos adolescentes do mundo são sedentários

Atualizado em 25 de novembro de 2019
Mais em Notícias

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que quatro em cada cinco jovens de 11 a 17 anos não seguem as recomendações da entidade de praticar atividade física por ao menos uma hora por dia. A conclusão alarmante é fruto de uma pesquisa realizada pela entidade e publicada na respeitada revista científica The Lancet.

O estudo foi realizado com 1,6 milhão de estudantes, ricos e pobres, de 146 países em 2001 e em 2016 para saber o índice de adolescentes que não fazem exercício. De acordo com as apurações, 80% dos que frequentam escolas não praticam atividade física. Dentre eles, as meninas são as menos ativas.

Na comparação entre destes dois anos, a porcentagem de meninos inativos reduziu de 80% para 78%. Já no sexo feminino, o número se manteve estável nos dois períodos analisados: 85% das adolescentes são inativas. A OMS acredita que a expressiva diferença nos resultados entre os gêneros pode estar ligada a pressões culturais que mantém mulheres em casa e proíbem que elas pratiquem esportes, assim como a preocupação com a falta de segurança em ambientes externos.

Mundialmente, o maior número de adolescentes sedentários está localizado na região da Ásia-Pacífico, com destaque de 93% de meninos sedentários nas Filipinas e 94% de meninas sedentárias na Coréia do Sul.

O Brasil aparece na pesquisa da OMS com dados piores do que a média global. O País tem 84% de seus adolescentes inativos, segundo os parâmetros da entidade – o nível de sedentarismo entre meninos é de 78% e entre meninas de 89%.

A OMS estabeleceu como meta  reduzir 70% da inatividade desta faixa etária até 2030. “Precisamos certamente fazer mais ou veremos um quadro bastante negativo em relação à saúde dos adolescentes”, diz Leanne Riley, coautora da pesquisa.

Para que o mundo não passe por uma epidemia global de inatividade infantil, a OMS pretende implantar novas políticas e programas para aumentar a atividade destes adolescentes. Segundo a pesquisadora, os avanços tecnológicos transformaram os padrões de movimentação dos adolescentes, que agora passam mais tempo sentados e são menos ativos.

Praticar exercícios como corrida, caminhada acelerada, ciclismo, natação, futebol, saltos, ginástica, ou até mesmo tarefas domésticas e brincadeiras ativas, já pode ajudar a reduzir o índice e a reverter a situação. A prática de esportes auxilia a melhorar o condicionamento respiratório, a aprimorar a resistência física e mental, corrigir a postura, reduzir o estresse, equilibrar o estado emocional, auxiliar na cura e no tratamento da depressão e ansiedade, melhorar a socialização com as pessoas e retardar o envelhecimento cerebral.