A corrida e seu poder de transformação social

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Os benefícios da prática esportiva vão muito além da saúde e da conquista de um corpo bonito. Ela é capaz também de transformar vidas e de promover a inclusão social. E a corrida, por ser uma modalidade democrática e de fácil acesso, tem se mostrado muito eficiente nesse processo. Exemplo disso é o trabalho que tem sido feito nos Estados Unidos com o projeto social Back on My Feet, que visa resgatar a confiança e a autoestima dos moradores de rua por meio da corrida.

O programa recruta indivíduos que vivem na rua ou estão prestes a ficarem sem abrigo e propõe a eles o desafio de correr três vezes por semana durante 30 dias. Quem cumprir pelo menos 90% da tarefa, passa para a segunda etapa do projeto, chamada Next Steps, na qual a pessoa recebe um suporte educacional, aperfeiçoamento ou formação profissional, entre outros benefícios.

Segundo os responsáveis pela organização, a corrida ensina que é preciso dar um passo de cada vez para se seguir em frente e que sem perseverança ninguém atinge o sucesso. Além disso, a atividade aumenta a endorfina e inspira as pessoas a buscarem novas metas. De acordo com dados do BoMF, 80% dos indivíduos que iniciaram o programa avançaram para as etapas seguintes, mostrando a eficiência do programa.

Desde a sua criação, em 2007, a organização sem fins lucrativos já atendeu mais de 5.500 moradores de rua, sendo que a maioria conseguiu um trabalho e saiu das ruas. Desses, cerca de 90% mantiveram seus empregos, 60% receberam um aumento salarial e 20% foram promovidos. Além de ajudar essas pessoas, o projeto contribui também para a comunidade das 11 cidades nas quais atua ao reduzir o desemprego e os custos com abrigo e serviços médicos.