Aberta a temporada das corridas de revezamento

Atualizado em 22 de julho de 2016
Mais em Notícias

Nos próximos três meses, a capital paulista será o ponto de encontro de atletas com três grandes corridas de revezamento, que juntas reunião dezenas de milhares de corredores. A disputa em revezamento é uma boa oportunidade para reunir amigos e testar limites, sem perder o foco na diversão, que costuma fazer parte dessas competições em equipes.

A primeira das grandes provas é a Corporate Run, que será disputada nas ruas da Cidade Universitária/USP no próximo dia 26 de agosto, e deve reunir cerca de cinco mil corredores. A competição de 10 km tem um perfil diferente, pois procura incentivar a prática da corrida nas empresas como forma de qualidade de vida.

Podem participar da Corporate Run equipes de 4 ou 8 atletas, nas categorias feminina, masculina e mista. Nas equipes de 4 atletas todos largam juntos e cumprem os 10 Km do percurso total (2 voltas). Nas equipes de 8 atletas 4 largam juntos e os demais fazem o revezamento na metade do percurso (fim da 1ª volta).

A Corporate Run pode ser um bom treino para quem quer encarar depois o revezamento da tradicional Maratona Pão de Açúcar, que em 2007 completa 15 anos e será disputada no dia 23 de setembro. A prova chega a reunir mais de quatro mil equipes, que podem ser de dois, quatro ou oito integrantes, somando mais de 20 mil corredores, em uma das maiores corridas do Brasil.

Os corredores largam para os 42.195 metros da prova na Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Obelisco, na região do Parque do Ibirapuera. O percurso terá que ser percorrido em revezamento, em quatro voltas de 10.548 metros. Nas duplas cada atleta percorre duas voltas, nos quartetos cada um corre uma volta e nas equipes de oito cada corredor fará meia volta.

“Enfrentar o desfio de correr uma maratona é uma tarefa que exige muita disciplina e dedicação do corredor. Mas hoje isso pode ser feito por corredores que pretendem correr uma maratona de uma maneira mais confortável e que não tome tanto seu tempo com os treinos longos. Através das maratonas de revezamento o desejo de correr uma maratona pode ser realizado, podendo ser feita por 2 ou 8 corredores”, diz Felipe Romano, da BR Esportes.

A última das grandes corridas de revezamento paulistanas é a Ayrton Senna Racing Day, que será realizada no dia 28 de outubro, no Autódromo de Interlados. O local é um dos diferenciais da prova, uma vez que proporciona aos atletas a oportunidade de correr no cenário das grandes conquista do tricampeão de F1, contornando o “S” de Senna, passando pelos boxes e entrando na reta de chegada.

Da mesma maneira, a prova reunirá equipes masculinas e femininas, formadas por 2, 4 ou 8 atletas. No sistema de revezamento, cada corredor deve cumprir uma etapa da prova, que terá um total de 42,2 Km de percurso (aproximadamente 8 voltas no autódromo).

Mas esta enganado quem pensa que realizar uma prova em equipe composta por até oito corredores é tarefa fácil e não exige dedicação aos treinos. “Há muitos casos de pessoa que participam desse tipo de prova e acabem passando mal, por vários motivos. Por isso é importante que algumas dicas sejam seguidas para evitar imprevistos desagradáveis durante uma prova como essa”, diz Felipe Romano.

Confira algumas dicas para enfrentar o desafio de uma corrida ou maratona de revezamento:
Por Felipe Romano, BR Esportes.

– A primeira delas começa logo ao acordar, tomando um café da manha, mas às vezes só o fato de tomar o café da manha não basta, pois se você for o ultimo a correr o café da manhã vai depender do tempo que vai levar para chegar na prova. Se tiver de levantar mais cedo o ideal é um café mais reforçado e ficar atento sobre a necessidade de comer uma fruta ou uma barra de cereal antes de correr.

– Outro fator importante é a hidratação, tanto em condições de calor como de frio, pois nosso organismo precisa uma temperatura ideal para manter seu funcionamento de maneira adequada. Quando isso não ocorre de maneira correta o corpo sobre com a termorregulação (sistema de regulação da temperatura corporal) que provoca a interrupção do atleta na corrida. Isso pode acontecer no calor ou no frio:

Calor: cãibras/síncope por calor, fadiga extrema, vertigem, dores de cabeça vômitos, desmaios, pele seca e quente, parada da transpiração. Esses fatores fazem com que o aumento de calor prejudique as atividades enzimáticas do nosso organismo, ocorrendo os efeitos citados acima, causando também perda da coordenação motora. Por esse motivo à hidratação se torna fator importante no decorrer da prova. Tomar de 100 a 200ml de água a cada 20 minutos.

Frio: O mesmo se aplica ao frio, a queda da temperatura ideal para manter o bom funcionamento do organismo acarreta alguns problemas. O corpo dispõe de alguns artifícios para evitar a perda de calor: tremor e vasoconstrição periférica, diminuindo a irrigação sangüínea para os músculos, causando cãibras, diminuição da freqüência cardíaca e também incordenação motora.

Por esses motivos citados é importante que antes de fazer qualquer prova de corrida, o atleta deve treinar para que não venha sentir esses efeitos e não seja pego de surpresa, tornando sua corrida frustrada e às vezes correndo riscos.

As provas estão com inscrições abertas e podem ser feitas on-line no ativo.com. Confira mais informações nos links abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre a Corporate Run e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!

Clique aqui para saber mais sobre a 15ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!

Clique aqui para saber mais sobre a Ayrton Senna Racing Day e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!