Reprodução (Facebook)Foto: Reprodução (Facebook)

Americano de 13 anos faz 5 km em 15 min e bate recorde em Boston

Atualizado em 17 de abril de 2018
Mais em Notícias

Durante as festividades de uma Major como a Maratona de Boston, é normal que os olhares estejam todos virados para quem está liderando o evento principal. A vitória do japonês amador Yuki Kawauchi certamente ficará na história da prova, mas dois dias antes um garoto impressionou muita gente na corrida de 5 km do evento. Aos 13 anos, o jovem americano Aidan Puffer quebrou o recorde mundial da sua idade para a distância com incríveis 15min47s.

O menino superou o próprio recorde estabelecido em setembro, quando marcou 16min11s numa prova em Rhode Island. Em um palco ainda maior, a corrida de “aquecimento” para uma das maiores provas do mundo, Puffer não se intimidou: “A pressão está toda na minha cabeça”, disse à Runners World. “Eu sou minha própria motivação. Não ligo muito para o que as outras pessoas pensam”.

Aidan conheceu a corrida aos dez anos de idade, quando foi a uma prova de 5 km organizada por amigos de sua família. Depois de participar do evento infantil, ele se empolgou e quis correr junto aos mais velhos. Imediatamente, seus pais perceberam a afinidade do menino com o esporte e deram suporte para que ele começasse a treinar e competir.

 

Os resultados foram imediatos: em apenas três anos de carreira, Aidan Puffer acumula títulos nacionais de 1500 m e 3000 m, figurando como uma das maiores promessas do esporte estadunidense.

Ainda na oitava série, o menino já possui um treinador de nível profissional e planeja participar das equipes de atletismo e cross-country de seu ensino médio no ano que vem.