ReproduçãoFoto: Reprodução

Após vencer câncer, americana de 61 anos corre 35h debaixo de 50º nos EUA

Atualizado em 06 de setembro de 2017
Mais em Notícias

Na década de 1970, pouco antes de completar 20 anos, a americana Pamela Chapman, diagnosticada com câncer, escutou dos médicos que teria poucos meses de vida. Ela contrariou o prognóstico, venceu o tumor, tornou-se enfermeira anestesista e mergulhou de cabeça no esporte. Não à toa, décadas depois, passou a ser chamada de “UltraPam”, uma referência à sua ligação com as ultramaratonas.

Em julho deste ano, Chapman protagonizou um feito impressionante na Badwater 135, considerada uma das ultramaratonas mais desgastantes do planeta. Realizada na Califórnia, a prova tem início no Vale da Morte, o ponto mais baixo da América do Norte, 85 metros abaixo do nível do mar, e termina a 2.530 metros de altitude, no Monte Whitney.

No percurso entre o Vale da Morte e o Monte Whitney, a anestesista de 61 anos rodou 217 km sob uma temperatura que ultrapassou os 50º C e estabeleceu o recorde de sua faixa etária: 35h48min. Foi a terceira competidora mais rápida entre todas as mulheres – Sandra Villines, a primeira colocada, concluiu o trajeto em 34h34min.

 

 

Participar da Badwater 135 é um desafio para poucos. A organização aprova 100 inscrições por ano, porém, em 2017, só 96 candidatos toparam encarar a saga entre o Vale da Morte e o Monte Whitney.

Apesar de correr desde jovem, Chapman se inscreveu em sua primeira ultramaratona aos 55 anos. A “estreia” aconteceu no Texas, em uma prova de 160 km, e foi marcada por uma série de dificuldades. Ela superou desidratação, hipotermia e uma fratura na tíbia antes de cruzar a linha de chegada em 28h45min.

“Meu grande objetivo é mostrar para as mulheres da minha idade que somos extremamente fortes e que, se tivermos fé e acreditarmos, podemos fazer qualquer coisa”, diz Chapman.