Arquivo pessoalFoto: Arquivo pessoal

Americano de 69 anos completa 200 maratonas

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Em 1996, aos 49 anos, o americano Joe Sinclair participou, a pedido do filho, de sua primeira maratona. A experiência foi tão traumática que ele disse que seria a última de sua vida. Doze anos depois, contudo, o corredor começou a enxergar o desafio dos 42 km com outros olhos e passou a participar, consecutivamente, de diversas provas em seu país. Neste sábado (9), aos 69 anos, ele completou nada menos que sua 200ª maratona.

O que surpreende ainda mais é a prova que Joe escolheu para atingir essa marca, a Grandfather Mountain Marathon, na Carolina do Norte, uma maratona com acentuadas subidas e descidas, e com pouco mais de 300 metros de elevação. “Foi uma das mais difíceis, mas também uma das provas mais gratificantes da minha carreira de corredor”, disse o atleta a um jornal local. “Eu estava preocupado em não conseguir terminar, mas minhas preces foram atendidas. Foi um alívio quando terminei”.

Além da dificuldade do percurso, as condições climáticas não estavam nada favoráveis. A umidade estava bastante elevada e fez muito calor durante toda a prova. Apesar das adversidades, o maratonista concluiu o trajeto em 6h03min40s.

“A idade é apenas um número”, disse o atleta, que entre as duzentas provas de se currículo de maratonista, 18 delas tinham percursos superiores a 42 km. No site Marathon Manics é possível ver todos os seus desafios, assim como os tempos que ele fez em cada um deles. Além de corredor, Joe é também escritor, tendo já publicado dois livros sobre corridas (Putting Life on the Finish LineGetting Older – Moving Smarter).