Liverpool EchoFoto: Liverpool Echo

Amputado, ex-fuzileiro naval bate recorde nos 10k

Atualizado em 08 de fevereiro de 2017

O britânico Andy Grant acaba de bater o recorde nos 10k na categoria amador sem uma perna ao completar o percurso em 37min17s. Vítima de uma explosão enquanto servia na guerra do Afeganistão, o ex-fuzileiro naval sofreu 27 ferimentos no corpo e precisou ter sua perna amputada.

Depois de passar por duas cirurgias, ele teve que tomar uma difícil decisão: tentar recuperar sua perna ou amputá-la. Com muitas dores e insatisfeito com sua situação, Andy optou pela segunda opção.

“Embora estivesse grato por estar vivo, eu não estava feliz”, disse o atleta. “Já tinha ouvido falar de amputados que estavam ativos, praticando esportes, então decidi que ter a perna amputada me traria uma melhor qualidade de vida”.

 

 

Andy não se arrependeu do que fez, mas precisou lutar muito contra a depressão que o atingiu depois do procedimento. Foi nesse momento que ele descobriu a corrida, um santo remédio que o ajudou a se reerguer.

Em busca de desafios, ele ouviu falar em um canadense que perdeu sua perna em um acidente de carro e que conquistou o recorde nos 10k com o tempo de 37min53s, tornando-se o amputado mais rápido nessa distância.

Com muito treino e dedicação, Andy conseguiu superar a marca anterior em 36 segundos. Animado com a conquista, agora ele planeja novos desafios, como participar dos próximos Jogos Paralímpicos e escalar a Ben Nevis, a montanha mais alta da Escócia.