Prova na Irlanda é considerada uma das mais rápidas do mundo

Atualizado em 27 de fevereiro de 2018
Mais em Notícias

Armagh é uma cidade na Irlanda do Norte, com duas catedrais e não muito mais que isso. Ela é considerada a segunda cidade menos populosa do país, com cerca de 15 mil habitantes. No entanto, você sabia que ela é palco da Armagh International, uma das provas mais especiais do mundo?

A Armagh International, prova de 5 km, é de acordo com especialistas, uma das provas mais rápidas que existem. Todo ano, ela recebe atletas de outras partes do país, além de britânicos, americanos e entre outras nacionalidades, que correm em busca de tempos inacreditáveis. Não existem estratégias ou regras, apenas terminar os 5 km do percurso no menor tempo.

A pequena prova de Armagh é considerada uma das mais rápidas do mundo pois tem o maior número de corredores que terminam os 5 km em menos de 15 minutos, entre competições com essa distância. Outra particularidade da prova é que o público se posiciona muito próximo aos corredores, gritando e quase tocando nos atletas.

 

 

 

Em 2017, 77 participantes correram abaixo de 3 minutos por quilômetro. Este ano, na prova realizada no dia 15 de fevereiro, a expectativa da organização era que pelo menos 100 corredores conseguissem realizar esse feito. Porém, apenas 94 conseguiram. Mesmo não atingindo a meta esperada, o número ainda é alto na modalidade.

Entre as mulheres, os números também surpreendem. Na disputa de 10 km, muitas delas conseguem terminar o percurso abaixo dos 40 minutos. 

Nesta edição, o vencedor da Armagh International foi San Stambler, com o tempo de 13min59s. Para se ter uma ideia do nível da prova, Fabe Downs, atleta que terminou os 5 km em 14min59s, terminou em apenas 94°.

Um pouco mais sobre a Armagh International:

 

Matéria original publicada pelo Atletas Info