Arraial do Cabo volta a receber ultramaratona em 2011

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Com sua primeira edição realizada no último dia 18, a Ultramaratona Arraial do Cabo agradou atletas e organizadores, que confirmaram a prova no calendário de 2011 novamente na cidade do litoral fluminense.

“Essa competição para nós foi realmente uma verdadeira conquista. Pela primeira vez uma ultramaratona foi realizada na nossa região e o resultado foi tão positivo que recebemos diversos emails elogiando a cidade, o que levou a um fechamento espetacular. Dessa forma Arraial do Cabo será novamente sede da competição em 2011 e já faz parte do calendário esportivo da cidade – explicou o secretário de Esporte, Henrique Barreto.

Com percurso de 66 km pelas belas paisagens de Arraial do Cabo, a ultramaratona reuniu atletas de endurance de vários Estados, que optaram entre participar individualmente, em duplas ou equipes de quatro competidores.

Com temperatura na casa dos 35º C, a categoria solo, como sempre acontece em longas distâncias, foi acompanhada de perto. Os atletas precisaram dar duas voltas no circuito, e o calor foi realmente o desafio extra, com muitos atletas abandonando a prova ao final da primeira volta, de 33 km.

Desde o início, o atleta Agnaldo Sampaio (SP) esteve à frente, com os atletas Luciano Martins (RJ), Fabio Machado (RJ), Márcio Villar (RJ), Jorge Cerqueira (RJ) e Sebastião Da Guia (CE) formando um pelotão muito próximo do líder. já no feminino a história também não foi diferente, a paulistana Naoko Kuriyama esteve à frente todo o tempo, seguida pelas atletas Maria Rita (AM) e Tomiko Eguchi (SP), que no auge dos seus 59 anos buscava pressionar a líder.

Mas dessa vez não houve reviravoltas, os líderes mantiveram a ponta durante toda a prova e venceram de ponta a ponta, mesmo com todo calor e dificuldades do percurso, que passou por areias, trilhas, asfalto e um trecho de 3km de dunas.

Categoria Solo:

Masculino
1- Agnaldo Sampaio (SP)
2- Sebastião da Guia (CE)
3- Luciano Martins de Souza (RJ)

Feminino
1– Nasko Kuriyama (SP)
2- Maria Rita de Cássia F. Fernandes (AM)
3- Tomiko Eguchi (SP)

Categoria Dupla Masculino:
1- José Carlos Santos Cordeiro / José Raimundo O. Góis (Arraial do Cabo e Araruama)
2- Joaquim Gomes de Moraes / Jorge Luiz G. da Silva (RJ)

Categoria Dupla Mista:
1- Patrícia Maria Resende Coelho / Luiz Guilherme da Costa Teixeira (SP/MG)

Categoria Quarteto:
1- Gabriel da Costa / Nélio Ramos Brito / Paulo Roberto Barbosa da Silva / Johnson Wallace Dias (A. do Cabo)
2- Márcio de Oliveira / Rui Machado / José Teixeira / José Monteiro de Machado (Região dos Lagos)
3- Valmique Pereira da Cruz / Cláudio Pinheiro Alves / Alexandre Tadeu de Mello / Paulo José Moraes Silva (A. do Cabo)

Categoria Quarteto Misto:
1– Daniele Ventura Lugon / Roberta Gonçalves / Leandro Firmino dos Santos / Roberta de Santana Teixeira (RJ)