ativo responde: estou preparado para uma maratona?

Atualizado em 30 de junho de 2017
Mais em Notícias

Duvidas sobre treinos e preparação para maratonas têm sido as campeãs do “ativo responde” e, nesta sexta-feira, Miguel Sarkis volta a falar sobre o tema. O leitor Breno Asano, de 24 anos, acompanhou a trilogia de artigos de Miguel sobre o tema e ficou em dúvida se realmente está preparado para encarar sua primeira maratona.

“Eu li os artigos sobre treinamento para Maratonas e, sinceramente, fiquei com dúvidas e temores, pois estou inscrito para correr a Maratona de Bueno Aires, minha primeira prova de 42 km, porém, decidi correr essa prova durante um treino longo de 26 km que fazia com meu irmão e alguns amigos. Como prova corri apenas uma Meia Maratona e algumas de 10 km, e corro faz cerca de seis anos, entre indas e vindas. Tenho quatro meses para treinar para a maratona, que será no dia 10 de outubro, e me sinto um pouco cansado e desmotivado quando corro mais que quatro vezes por semana. Será que completo a maratona?

Miguel Sarkis responde – Sempre haverá a primeira de nossas vidas. O medo é a maior manifestação de responsabilidade que o homem pode sentir.Também pode ser o sinal da insatisfação, por estar exaurido. Ao completar 26 km é sinal de  que tem alguma base de treino. Além do que, terá três meses inteiros para amadurecer um treino para tal prova. Difícil opinar com poucos dados, mas, vamos arriscar falar sobre o assunto.

No meu livro A Construção do Corredor, existe um quadro que avalia a condição diária individual para treinar 100%, 60% do planejado para o dia ou descansar neste dia. Tente observá-lo e verá, que às vezes, seus treinos invadem o tempo necessário da sua recuperação, e por tal motivo, você pode estar sentindo esta desmotivação.

Reveja sua alimentação diária, que deve conter os ingredientes necessários para continuar a construir uma grande forma física, além de observar a alimentação e hidratação necessárias durante treinos acima de 1 hora. Planeje o ritmo da maratona progressivamente e deixe a emoção descansando ao lado da pista. Faça aquilo que seu ritmo determinou, mas não abuse antes dos 30 km. Ou seja, inicie a maratona em velocidade lenta, mantenha a maior parte do tempo em velocidade igual aos seus longos treinos ou da meia maratona e, depois dos 30 km, faça aquilo que seu corpo pedir. Tenha determinação e fará uma ótima prova. Bons equilíbrios de treinos e de vida.