ReproduçãoFoto: Reprodução

Atleta carioca aposta e vence corrida com o metrô do Rio

Atualizado em 26 de agosto de 2019
Mais em Notícias

O corredor amador carioca João Paulo Santos, de 39 anos, encarou um desafio diferente. Ele apostou (e venceu) uma corrida com com o metrô do Rio de Janeiro, correndo entre as estações Presidente Vargas e Central.

O desafio foi realizado dia 17 de agosto, um sábado. João Paulo Santos desembarcou de um vagão no acesso B da estação Presidente Vargas, subiu as escadas do metrô e correu até o acesso D da estação Central por uma faixa de trânsito que foi bloqueada pela CET do Rio para que fizesse o percurso em segurança.

Ao chegar no acesso, passou a catraca do metrô, desceu as escadas e, por alguns segundos, conseguiu entrar no mesmo vagão do trem que desembarcou, vencendo a aposta.

Além da corrida pelas ruas do Rio, o atleta subiu e desceu 100 degraus das escadas fixas nas estações, outro desafio realizado sem que ele mesmo percebesse.

“Com certeza essa foi a maior disputa da minha vida. O mais difícil foi controlar a ansiedade. Acho que, na verdade, meu adversário não foi o trem, mas eu mesmo”, afirmou o corredor.

A ideia de João Paulo de apostar corrida com o metrô do Rio de Janeiro surgiu depois de ver um vídeo semelhante, mas realizado em Londres. O atleta estudou as estações mais adequadas, o percurso e até o tempo de abertura e fechamento das portas e sua posição ideal dentro do vagão.

A preparação física também precisou ser intensificada. O carioca mudou sua rotina alimentar e investiu em treinos específicos para a corrida com o metrô, como de tiro e treinos de subida e decida de escada.