ReproduçãoFoto: Reprodução

Bekele vence a Maratona de Berlim e fica a 2s do recorde mundial

Atualizado em 29 de setembro de 2019
Mais em Notícias

O etíope Kenenisa Bekele esteve muito próximo de anotar mais um recorde mundial em seu currículo. O atleta africano, já dono das melhores marcas da história nos 5.000 m e nos 10.000 m, conquistou a Maratona de Berlim, neste domingo, com a marca de 2h01min41s, só 2 segundos mais lento que o recorde mundial.

O recorde da maratona é do queniano Eliud Kipchoge, que estabeleceu 2h01min39s justamente na Maratona de Berlim do ano passado. Ele não correu a prova neste domingo porque está se preparando para o desafio Ineos 1:59, dia 12 de outubro em Viena, em que tentará correr a distância da maratona em menos de 2h.

“Lamento muito, não tive sorte. Estou muito feliz de correr minha melhor marca, mas ainda posso fazer isso (bater o recorde mundial), eu não desisto. Isso é encorajador para o futuro”, disse Bekele.

O etíope teve a companhia de dois compatriotas no pódio. Birhanu Legese ficou com a segunda colocação, com o tempo de 2h02min48s, e Sisay Lemma foi o terceiro, com 2h03min36s.

Apesar de não ter alcançado o recorde mundial, o resultado em Berlim tem significado especial para Bekele por mostrar que o etíope ainda tem condições de brilhar nas provas de longa distância.

O atleta africano é dono de três medalhas de ouro e uma de prata olímpicas e de cinco ouros do Campeonato Mundial nos 5.000m e nos 10.000m, além do recorde mundial das duas distâncias, mas sofre com oscilações de resultados na prova de 42,195 km.

Seu último bom resultado na distância foi na Maratona de Berlim de 2016, em que venceu com 2h03min03s e também ficou perto de quebrar o recorde mundial da época.

“Estava me recuperando de lesão há três meses e minha preparação não foi 100%. Um resultado fantástico, mas lamento ter ficado a 2 segundos do recorde mundial, completou.

Na prova feminina, a também etíope Ashete Bekere venceu a Maratona de Berlim deste domingo com o tempo de 2h20min14s, com 8 segundos de vantagem para sua compatriota Mari Dibaba.