ReproduçãoFoto: Reprodução

Conheça a Big Backyard Ultra, a prova que não acaba nunca

Atualizado em 05 de fevereiro de 2018
Mais em Notícias

A pequena cidade de Bedford County, que abriga 45 mil habitantes no Tennessee, receberá no dia 20 de outubro deste ano uma das ultramaratonas mais excêntricas do planeta: a Big Backyard Ultra. O site onde são feitas as inscrições já avisa logo de cara que “o conceito é simples” – embora alguns digam que o adjetivo mais cabível é “sádico”.

Os corredores devem completar 4,16 milhas (6,66 km) em uma hora. Em seguida, os participantes fazem o roteiro de novo, sempre respeitando o tempo-limite. E de novo. E de novo. E de novo. Esse circuito de repetições dura até que apenas um corredor continue na disputa e seja declarado o vencedor.

Em 2017, o campeão foi o francês Guillaume Calmettes, que percorreu 246 milhas (393 km) em 59 horas consecutivas. “Como não há um término pré-definido, você não pode pensar da seguinte maneira: ‘Quantas milhas eu fiz até aqui?’. Na verdade, eu achei mentalmente fácil”, disse ele.

Na Big Backyard Ultra, não importa se o participante termina seu ciclo mais rápido ou mais lento. Cumprindo a meta de completar 6,6 km em uma hora, não interessa a velocidade ou a posição do competidor. Vence quem fica inteiro por mais horas, não necessariamente o mais rápido.

 

 

“O problema quando você ganha a Big Backyard Ultra é que isso significa que você não atingiu os seus limites. Sua corrida parou porque todos os outros corredores não chegaram, não porque você decidiu que era suficiente. Agora que eu sei que consigo correr 393 km por 59 horas seguidas, estou ainda mais curioso para descobrir onde posso chegar. Espero que possamos chegar à terceira noite de prova no próximo ano”, afirmou.

A primeira refeição é servida oito horas após o início da primeira volta. Até o cardápio é inusitado: a organização serve linguiças e chili aos participantes. Água está disponível no percurso todo.

A descrição da organização no site oficial descreve o nível de dificuldade do evento: “Está é uma corrida para a morte”.