Bolt é homenageado com estátua de bronze na Jamaica

Atualizado em 04 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Kingston, capital da Jamaica, teve no último domingo a inauguração de uma estátua de bronze para o astro jamaicano Usain Bolt. O raio, posição tradicional de comemoração do velocista, tem cerca 2,40 metros e ficará do lado de fora do Estádio Nacional. Produzida pelo famoso escultor jamaicano Basil Watson, a obra emocionou Bolt. “Eu nunca pensei que conseguiria tanto”. 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do primeiro ministro da Jamaica, Andrew Holness, a Ministra do Esporte jamaicano, Olivia Grange, e os presidentes da Federação Jamaicana de Atletismo e da Associação de Atletismo de América do Norte, Central e Caribe. Além deles, o presidente da IAAF, Sebastian Coe, reconheceu o impacto que Bolt teve para o esporte por meio de uma mensagem de vídeo, divulgada durante o evento. 

“Usain mudou o rosto do nosso esporte”, disse Coe. “Sua carreira foi extraordinária. Ele foi um exemplo de como ser competitivo com um grande espírito esportivo e de profissionalismo. Em nome do mundo do atletismo, obrigado a um gigante do esporte mundial que fez uma contribuição imensa ao atletismo”, completou o presidente da IAAF.

 

 

Ao comentar sobre a estátua de bronze, Bolt disse que até mesmo os detalhes dos seus pés, que ele julga ser feio, foram bem feitos. “É uma estátua incrível, realmente gostaria de agradecer. Watson conseguiu fazer todos os detalhes certos, até meus dedos dos pés, que são feios”, brincou.

 

A homenagem realizada no Estádio Nacional teve um peso maior para Bolt. Foi nele que o jamaicano iniciou sua carreira vitoriosa, ainda em 2002. Com 15 anos, o velocista venceu os 200m no Mundial Júnior e se tornou o mais jovem campeão da prova. No ano seguinte, no mesmo estádio Nacional, Bolt foi campeão dos 400m Champs, principal campeonato escolar do país.