Brasileiros vencem Maratona Internacional de São Paulo

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

O gaúcho Claudir Rodrigues e a mineira Maria Zeferina Baldaia venceram na manhã fria e úmida deste domingo a 14ª Maratona Internacional de São Paulo, que teve novo percurso e cerca de 12 mil atletas inscritos na maratona e nas corridas de 4,5 e 10 km, além da caminhada de 4,5 km.

A largada da competição foi dada pela primeira vez na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada, novo cartão postal da cidade, no Brooklin. A maratona e a prova dos 10 km terminaram no Ibirapuera, enquanto a corrida e caminhada de 4,5 km tiveram chegada na própria Avenida Roberto Marinho.

Depois de dois anos de hegemonia queniana, a competição voltou a ser dominada pelos brasileiros, com surpresas no pódio. Claudir, da equipe Athletic Sports, de 32 anos, não estava entre os favoritos, mas fez uma prova tática perfeita. Manteve-se o tempo todo no pelotão principal e só alcançou a liderança na parte final da corrida.

“A Maratona de São Paulo é muito técnica, mas acho que o frio me ajudou”, comentou o atleta nascido na cidade de Santa Maria (RS) e que fez a última fase de preparação nas cidade de Taubaté e Campos do Jordão, ambas em São Paulo. “Havia competido aqui apenas em 2002 e não cheguei a completar o percurso. Agora, corri mais tranqüilo”, completou o tricampeão da Maratona de Porto Alegre (2002, 2004 e 2006).

A largada foi dada às 9horas, com 14 graus centígrados, 68% de umidade relativa do ar e alguns trechos com garoa. As condições climáticas, certamente, ajudaram um grupo de atletas especializados em provas mais curtas na corrida. Tanto assim que Luiz Carlos Fernandes da Silva, Marcos Antônio Pereira e Francisco Barbosa dos Santos, que chegaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, são corredores de 10.000 metros a meia maratona (21,097 km).

“Entrei para correr 10 km e fui indo aos poucos me concentrando nos 5 km que tinha pela frente. Depois do quilômetro 35, resolvi apertar o ritmo. O máximo que podia acontecer era eu desistir. Agüentei firme e nunca poderia imaginar este segundo lugar”, comemorou Luiz Carlos, do Cruzeiro, que mora e treina em Guarulhos (SP), feliz com sua primeira maratona.

Com o pernambucano Marcos Antônio, a situação foi mais difícil. Debilitado por causa de uma infecção de garganta, ele também entrou para correr 10 km, mas se sentiu tão bem no início da prova que resolveu arriscar. “Foi uma surpresa maravilhosa. Cheguei aos 10 km em terceiro e resolvi ver até onde eu agüentava. Passei pelo Chiquinho (Francisco Barbosa) no km 35 e achei que ia ganhar”, disse o atleta da equipe UNIDF, nascido em Garanhuns.

O também pernambucano Francisco Barbosa dos Santos liderou mais de dois terços da prova, mas ficou feliz com o quarto lugar. “Entrei para forçar o ritmo da corrida e completar apenas 15 quilômetros. Acabei disputando a minha primeira maratona”, disse o corredor do Cruzeiro/CAIXA. “Não quero nem pensar em disputar outra prova como esta tão cedo”, completou reclamando de dores musculares.

Adriano Bastos, colaborador do ativo.com, chegou em 6º lugar, com o tempo de 2h19min24s. Depois de uma aproximação muito rápida de Adriano e seu pelotão junto ao pelotão principal que era dominado principalmente por atletas do Quênia, na altura do km 26, logo dois atletas do pelotão de Adriano, sendo o campeão da prova, Claudir Rodrigues, e o vice Luiz Carlos Fernandes dispararam num ritmo alucinante fazendo com que todos os atletas do pelotão alcançado aumentassem junto o ritmo.

“Vinhamos fazendo uma aproximação lenta para este pelotão e quando finalmente os alcançamos, por estimulo do Claudir e do Luiz Carlos, todos eles começaram a correr muito forte e o que seria um enorme pelotão, naquele momento espalhou-se totalmente, vi todos os atletas indo embora e eu comecei a travar totalmente.” contou Adriano.
 “Daquele momento em diante vi minha prova até então perfeita virar um pesadelo, do km 27 em diante comecei a sentir forte desconforto estomacal, cólicas e ao mesmo tempo percebi que eu estava começando a fadigar e perder ritmo. Começou a travar muito rápido, no km 30 já estava me arrastando, era o 12º colocado e via os outros indo embora, principalmente o Claudir e o Luiz Carlos que até o km 26 eu é quem estava fazendo ritmo para eles. Me deu muita vontade de abandonar a prova neste trecho, mas insiste na medida do possivel e na expectativa de que alguns destes atletas ainda quebrassem ou parassem, a partir do km 38 voltei a me sentir bem e consegui retomar o ritmo de antes, mas ai já era muito tarde, consegui ultrapassar apenas mais dois atletas dai em diante.” explicou Bastos.
Agora Adriano ficará quatro meses só disputando distâncias menores e somente no dia 21 de Setembro participará de sua próxima prova longa que será a Meia Maratona de Buenos Aires, prova que o atleta venceu em 2007 com o tempo de 1h06min.08seg.

Campeã feminina – Campeã da prova em 2002, Maria Zeferina Baldaia conquistou agora o bicampeonato. “Agradeço a Deus pela minha volta e por estar novamente entre as melhores. A prova foi muito difícil, principalmente por causa do frio. Treino no calor de Sertãzinho e tive de correr de luvas e de meias especiais para agüentar”, comentou a atleta do Pinheiros, que teve de teimar com o técnico Cláudio Castilho para competir. “Ele estava preocupado porque disputei a Maratona de Hamburgo, na Alemanha, há um mês, e não tinha certeza de minha recuperação física. No final, ele concordou e nós dois ganhamos.”

A baiana Edielza Alves dos Santos, do Cruzeiro, também estreou em maratonas e pôde comemorar o segundo lugar. “Gostei muito da experiência e fiquei muito feliz com o resultado”, disse. “É mais uma opção na minha carreira.”

Terceira colocada, Marizete Moreira dos Santos também ficou feliz. “Fiquei sete meses em tratamento de uma séria lesão no tendão de Aquiles e completei a maratona sem dores. Só isso já é uma grande motivação de comemoração”, afirmou animada. “Quero ver se corro outra maratona no mês que vem.”

A prova contou também com a participação de uma equipe especial, formada por atletas, ex-atletas e artistas num revezamento paralelo. Os destaques foram os maratonistas José Teles e Marily dos Santos, que estão convocados para a Olimpíada de Pequim.

Resultados

Masculino
1- Claudir Rodrigues (Athletic Sports), 2h17min07s
2- Luiz Carlos Fernandes da Silva (Cruzeiro), 2h17min24s
3- Marcos Antônio Pereira (UNIDF), 2h18min09s
4- Francisco Barbosa dos Santos (Cruzeiro/CAIXA), 2h18min25s
5- Rotich Chemlany (Quênia/Fila), 2h18min46s

Feminino
1- Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros), 2h42min20s
2- Edielza Alves dos Santos (Cruzeiro), 2h42min44s
3- Marizete Moreira dos Santos (Mizuno), 2h43min28s
4- Luzia de Souza Pinto (Fecam/CAIXA/Unicsul), 2h46min05s
5- Sueli Aparecida Vieira (CAIXA/Usina Pedra), 2h50min14s