Treina todo dia? Veja cuidados básicos com os cabelos

Atualizado em 05 de abril de 2018
Mais em Notícias

Suar a camisa diariamente pode ser terapêutico para o corpo e a mente. Se você é do time que treina todo santo dia e tem cabelos mais longos, pode ter se perguntado se o suor é capaz de fazer mal à integridade dos fios. O mais importante é o tratamento pós-exercício. 

O Ativo conversou com o dermatologista e tricologista João Gabriel Nunes, que explica que o suor não é inimigo dos fios, desde que seja completamente removido após o exercício, com a aplicação de um shampoo de uso diário. Isso responde a dúvida de lavar os fios diariamente: segundo Nunes, não há problema e, em alguns casos, é bem-vindo. Pessoas que transpiram demais pela cabeça ou têm fios oleosos, por exemplo, se beneficiam com a limpeza diária, pois se livram do excesso de oleosidade do couro que pode comprometer a saúde das madeixas.  

Já para quem possui fios secos e ressecados, o dermatologista recomenda que a lavagem seja feita dia sim, dia não. 

 

 

Outros cuidados essenciais com os cabelos

– Na correria do treino para o trabalho e outros compromissos, muita gente acaba usando o shampoo a seco para remover a oleosidade dos fios. Embora seja uma opção prática por conferir aspecto de cabelos recém-lavados, seu uso não deve se tornar um hábito na rotina dos atletas. O motivo é que o shampoo a seco não remove os resíduos do couro cabeludo — nada como uma boa lavagem para dar conta do recado. 

– O tricologista também chama a atenção para o uso de bonés inadequados para a prática esportiva. É importante optar por um acessório com tecido aerado que permita ventilação ao couro cabeludo. Se você gosta de correr ao ar livre durante o dia, a dica é realizar o treino entre 7h e 10h da manhã ou entre 15h e 18h. Ao sair, aplique protetores térmicos (produtos sem enxágue) nos cabelos. 

 

Vale lembrar também que cada tipo de couro cabeludo tem um shampoo e frequência de lavagem distintos. Para ter fios mais saudáveis e fortes, aliar a prática de esportes a uma alimentação saudável melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar.