Campeã da Maratona de NY, Shalane Flanagan anuncia aposentadoria

Atualizado em 29 de outubro de 2019
Mais em Notícias

A norte-americana Shalane Flanagan, campeã da Maratona de Nova York 2017, anunciou sua aposentadoria do esporte profissional. Aos 38 anos de idade, a fundista deixa a carreira como uma das maiores atletas de seu país, com um currículo que inclui ainda uma medalha de prata nos 10.000 metros das Olimpíadas de Pequim 2008 e três outras participações em Jogos.

“Com lágrimas de alegria, anuncio hoje que estou me aposentando da corrida profissional. De 2004 a 2019, dei tudo o que está dentro de mim para esse esporte e, uau, foi incrível,” escreveu Flanagan em seu Instagram.

Sua última maratona como profissional foi na temporada passada em Nova York, prova em que terminou em terceiro lugar com 2h26min22s. Em abril deste ano, ela passou por uma cirurgia no joelho.

“Eu quebrei ossos, rasguei tendões e perdi muitas unhas dos pés. Eu experimentei altos sobrenaturais e abismos profundos. Eu amei (e aprendi com isso) tudo ”, escreveu a campeã. “Nos últimos 15 anos, descobri do que era capaz e era mais do que eu jamais sonhei que era possível. Agora que tudo foi dito e feito, estou mais orgulhosa do nível alto de corrida que produzi ano após ano”, completou.

Apesar de deixar a carreira de atleta, Shalane Flanagan continuará envolvida com o esporte. A norte-americana passará a integrar a equipe técnica do Nike Bowerman Track Club, grupo de treinamento patrocinado pela Nike, marca que também a apoiava.

“Essa é uma oportunidade incrível de devolver ao esporte que me deu tanta coisa. Me belisquei algumas vezes para ter certeza que isso é real. Estou ciente que a aposentadoria para atletas profissionais pode ser uma transição extremamente dura. E tenho sorte, o que eu já sei, que ser treinadora me trará tanta alegria e dor de cabeça quanto minha carreira de atleta me deu”, afirmou.