Correndo nu: como funciona o Cross Nudista na Argentina?

Atualizado em 07 de dezembro de 2018
Mais em Notícias

Um par de tênis, um relógio comum, sem GPS e um par de meias. Isso é tudo que vai tornar Jorge Quiroga apto para correr os 6 km da categoria elite do Cross Nudista, no próximo domingo, 9. A competição acontece há 13 anos e é feita na reserva Yatana Rumi, na cidade de Tanti, Argentina.

O que é o Cross Nudista

Jorge não se considera um nudista, já que essa é a única experiência do tipo que participa. Esta será sua quinta vez na prova.

A competição é a abertura oficial da temporada da reserva naturista e foi criada por Miguel Suárez. O organizador também participou das provas durante as primeiras edições, mas deixou a ideia de lado conforme o número de participantes crescia: “eles correm em cinquenta pessoas, na proporção de quatro homens para cada mulher “.

Curiosidades, o que é permitido e proibições

Antes de cada competição, entre outras tarefas, Suarez é responsável por desenhar os números nos corpos dos participantes. Nelas, todos – corredores e público, incluindo a imprensa que se aventura a cobrir o evento – devem estar nus, seguindo as regras da reserva.

Na vestimenta de Jorge Quiroga só poderia ser adicionado um par de óculos escuros, chapéu e no caso das mulheres com seios grandes, um sutiã, que as impede de sofrer consequências dolorosas devido à corrida. “Também recomendamos fortemente o uso de protetor solar, especialmente nas áreas onde o sol não costuma brilhar”, acrescenta Suárez.

cross nudista

O início

“A ideia de organizar a corrida foi de atrair um público mais jovem, para diminuir um pouco a idade média dos participantes. Tivemos corredores de 18 a 80 anos, e hoje a média é de cerca de 45 anos ”, diz Suarez.

Suarez explica que as categorias são divididas em elite e amador, mas não de acordo com suas marcas anteriores em outras competições, mas de uma forma mais simples: “Aqueles que são corredores regulares durante o resto do ano, são de elite; aqueles que vieram para a reserva por serem nudistas, mas não correm regularmente e participam da corrida, são amadores ”.

Os atletas amadores correm 3 km, a elite corria um a mais. Mas depois de reclamações sobre o trajeto, o percurso dos atletas mais experimentados cresceu. “Aqui temos espaço para percorrer 40 quilômetros, mas seria difícil checar se ninguém trapaça ou se falta um, então, neste ano aumentamos a distância para 6 km”, explica o organizador.

Correndo nu

Agora, como é correr no Cross Nudista? Suarez expressa sua experiência: “É mais confortável do que fazê-lo com roupas. Você tem menos atrito com a roupa. É mais livre e os mecanismos naturais funcionam melhor, pois o corpo foi projetado pelo criador: você transpira e o ar seca, diminuindo a temperatura do corpo. Roupas dificultam isso “.

Jorge Quiroga correu nu pela primeira vez há cinco anos, atraído pela curiosidade: “Muito longe de mim estava a curiosidade de ver corpos ou uma dinâmica sexual. Minha intenção é saber o que posso para poder falar com certeza, não gosto de falar sem experimentar ou conhecer. A curiosidade me atraiu, mas agora vou porque conheço amigos que fiz em anos anteriores. Você corre em total liberdade, não se preocupa com a camisa, o número ou qualquer coisa. Você está em total contato com a natureza e livre de todos os preconceitos em todos os sentidos. E sabendo que as pessoas ao seu redor compartilham do mesmo sentimento “.