Notícias

Estudo: sorrir pode melhorar performance na corrida

Já pensou em correr sorrindo? O queniano Eliud Kipchoge, melhor maratonista da atualidade, é adepto da prática e garante que ela traz seus benefícios: “Quando estou sofrendo, sorrio para me convencer de que estou feliz”, explica o atleta após o documentário Breaking2. Agora, a afirmação de Kipchoge tem uma base científica: um estudo afirma que correr sorrindo pode melhorar em até 2% a economia de corrida, uma métrica que envolve o consumo de oxigênio e a demanda de energia.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, e chefiada por Noel Brick. Nela, 24 atletas voluntários foram submetidos a quatro corridas de seis minutos, cada uma com regras diferentes: na primeira eles deveriam estar sorrindo; na segunda, com mãos e corpo relaxados; na terceira, com expressão de nojo; e a última ao seu estilo natural.

Após os testes, Brick cravou que, ao correr sorrindo, a economia de corrida melhora em 2%. Quando simulando nojo, o esforço feito pelos corredores se mostrou mais alto do que a média. Ainda não se sabe o que causa essa diferença. A principal hipótese é de que o relaxamento promovido pelo riso diminui a atividade do sistema nervoso simpático, o responsável por acelerar o pulso e tensionar os músculos.

A conclusão final foi de que sorrir algumas vezes por quilômetro corrido pode ajudar na performance do atleta, principalmente em trajetos de alta intensidade.

 

Breno Deolindo

Recent Posts

MOV

58 minutos ago

Eco SP

58 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago