Victor Sailer/PhotorunFoto: Victor Sailer/Photorun

Ela é de elite, ficou em 3º em NY e foi correndo para o aeroporto

Atualizado em 22 de junho de 2017
Mais em Notícias

Esther Atkins, de 31 anos, é uma atleta de elite. Como queria correr de qualquer maneira a NYRR Queens 10k, em Nova York, e precisava economizar dinheiro, ela fez um esquema que talvez até corredores amadores achariam uma “loucura”. Basicamente, Esther tinha apenas duas horas entre o fim estimado da prova e a partida de seu voo. E sabia que o trânsito de Nova York não ajudaria.

Por isso, a americana decidiu fazer tudo correndo. Literalmente. Isso incluiu o trajeto do local onde se hospedou para a largada da prova, os 10 km da competição e os 2 km da linha de chegada até o aeroporto, “atalho” que ela descobriu e a incentivou a finalmente comprar a passagem aérea.

No primeiro trecho, Esther saiu correndo com sua mochila durante 2,4 km até a largada dos 10km, no Flushing Meadows Corona Park. Chegando lá, encontrou conhecidos que cuidaram de sua mochila e se alinhou para a largada – marcada para as 7h45. 

Segundo seu planejamento, ela terminaria a prova por volta das 8h20. De lá para o aeroporto La Guardia, teria que correr mais duas milhas (3,2km). Ou seja, ela teria uma hora para correr até lá e chegar a tempo do check-in, já que o voo estava marcado para pouco depois das 10h.

 

 

Só uma coisa a atrapalharia: se por acaso fosse selecionada para o exame antidoping depois da prova, teria menos tempo para chegar no aeroporto. Ela chegou até a beber mais água do que o necessário durante a corrida para ser mais fácil urinar, caso fosse selecionada para o teste.

E deu pódio
Esther Atkins correu a prova e cruzou a linha de chegada com um tempo de 35min33: com esse resultado, foi terceira colocada no geral feminino. O relógio marcava 8h20. Ela procurou se informar se seria selecionada para o antidoping, despediu-se dos amigos e pegou sua mochila para a terceira pernada do dia, rumo ao aeroporto de LaGuardia.

Chegou lá às 8h41, ou seja, demorou menos de 20 minutos para chegar ao aeroporto e pegar o transporte interno até seu portão de embarque, às 9h20. Esther ainda teve a sorte de o voo atrasar 30 minutos, ganhando um tempo extra para esticar as pernas e descansar antes da viagem para a Carolina do Sul.

Em entrevista, Esther disse que a correria toda, que começou com sua chegada no sábado a Nova York, foi super divertida. “Assim que eu cheguei lá, pensei, ‘é, não foi tão difícil assim’. Eu realmente me diverti nessas 24 horas”.