DivulgaçãoFoto: Divulgação

Corrida ajuda a melhorar o humor e a atenção, aponta estudo francês

Atualizado em 08 de julho de 2021
Mais em Notícias

Um estudo publicado na revista acadêmica Acta Psychologica mostrou que a corrida ajuda a melhorar o humor, a atenção e a concentração. A corrida foi comparada com o yoga, e apresentou resultados superiores à modalidade muito utilizada para relaxamento. Na França, 101 estudantes da Universidade de Remis Champagne-Ardenne foram submetidos a dois testes diferentes: o de subescala Vigor Activity (VA), que mede as escalas de humor; e o Trail Making Test (TMT) que avalia as propriedades de processamento e é dividido em duas partes.

O grupo, em seguida, foi dividido em 2 partes. A primeira saiu para correr por cerca de 15 minutos em um circuito de 2,4 km. A segunda parte do grupo participou de uma sessão de relaxamento, também de 15 minutos, que envolveu exercícios como meditação, relaxamento muscular e respiração profunda.

Depois das sessões, os alunos realizaram novamente os dois testes cognitivos, e os resultados foram surpreendentes. O grupo que saiu para correr apresentou cerca de dois pontos a mais na subescala VA, e foram em média oito segundos mais rápidos em ambas as partes do teste TMT.

Em contradição, os que estiveram no relaxamento guiado tiveram uma média de 6 pontos a menos na escala VA. Enquanto, no teste TMT tiveram uma queda de rendimento em ambas as etapas do teste, mas não chegaram a completar um segundo.

 

 

O professor da Universidade e principal autor do estudo, Fabien Legrand, afirmou que os estudantes que foram correr retornaram mais animados e acordados, o que reflete na melhora do humor e na concentração para realizar os testes. Já os que foram para o yoga se sentiram mais cansados e dispersos, segundo o autor.

Segundo Fabien, a corrida ajuda a melhorar o humor porque “as mudanças na cognição provocadas pelo exercício podem ser explicadas em termos de efeitos – em particular, aumento de sentimentos de energia”.