Corridas de revezamento: trabalho psicológico em equipe

Atualizado em 03 de agosto de 2016
Mais em Notícias

 Corrida de revezamento sempre é uma festa! Um grupo de amigos um dia resolve formar uma equipe e começar a treinar. Todos super motivados começam a treinar juntos no final de semana, alguns levam até mais a sério e treinam durante a semana cumprindo direitinho o planejado. Às vezes, a equipe se forma através do treinador que reúne o grupo de acordo com suas capacidades e habilidades atléticas.

Para muitos é a estréia nas provas de corrida, e pensar na prova gera uma certa ansiedade, um medo do desconhecido. Para outros, já “veteranos”, a prova é um aperfeiçoamento das edições anteriores.

Quando o assunto é competição, de forma geral, as pessoas se sentem nas olimpíadas: correm até o coração saltar pela boca, torcem que nem loucos uns pelos ouros, xingam, gritam e, na linha de chegada, a medalha de participação tem o valor de uma medalha de ouro! A festa é grande, e para garantir o sucesso esperado, a preparação física deve vir acompanhada da preparação psicológica para a corrida.

Quer dizer que todos precisam ir para um psicólogo para uma simples corrida de revezamento? Não, não precisa tanto. Mas certamente algumas orientações para a equipe são fundamentais para que todos saiam satisfeitos. Primeiro, é importante que a equipe novata converse com veteranos das corridas para obter dicas valiosas sobre a organização da prova. Prever o tempo que cada atleta vai correr seu percurso, nem sempre é o suficiente.

Lembre-se: em corridas as pessoas se empolgam e podem, facilmente, correr mais rápido e chegar na transição antes do próximo estar lá. Então fique atento para estar no seu lugar de transição mais cedo do que o planejado. Alimentação e hidratação devem ser bem planejadas, uma conversa simples com um profissional especializado ajuda muito a acertar na hora de organizar essa parte.

Alimentos e bebidas que você já está acostumado garantem que você vá se sentir bem durante todo o tempo. Todo e qualquer suplemento (gel, barras energéticas, isotônicos) devem ser testados antes da corrida final, para ter certeza que você se sente bem com eles.

Fazendo uma boa estratégia de prova, de alimentação, hidratação e da equipe de apoio, só falta acertar os “ânimos” do pessoal. Quando se fala em equipe esportiva, é fundamental que cada um tenha o seu papel bem definido dentro dela. Geralmente esses papéis são definidos naturalmente pela personalidade de cada um. Kalinine & Giacomini (1998) classificam a personalidade dos atletas pelo tipo de sistema nervoso: Sanguíneo (alegre, vivido, energético, empreendedor, e mantém o auto-controle em situações difíceis), Colérico (impaciente, teimoso, tem iniciativa, muda de humor rapidamente), Fleumático (calmo e de sangue frio, cuidadoso, controlado, responsável) Melancólico (tímido, pessimista, reservado, sensível).

A partir das suas características, é importante que seja definido quem será o líder ou coordenador da equipe. Cada um deve saber exatamente o que fazer e quando. Acima de tudo, é necessário que haja o respeito em relação às características de cada um especialmente no dia da prova. As pessoas reagem de maneira diferente em situações estressantes e é fundamental que a equipe se conheça bem, e aprenda como agir uns com os outros nestas situações. Cumplicidade é fundamental. Cada um é responsável pela sua parte, mas todos são responsáveis pelo grupo. Assumir uma postura de ser responsável pelo desempenho do grupo todo traz para dentro de você o poder de ajudar seus colegas e a si mesmo durante a competição. Todos devem se sentir responsáveis pelo grupo. A ajuda é mútua.

A compreensão e respeito pelos limites dos colegas ajudam eles a superarem suas dificuldades. Converse com seus colegas de equipe para que tenham um objetivo geral do grupo bem definido. Cada um pode colocar também seu objetivo pessoal para que todos possam ajudá-lo à alcançar este objetivo e respeite aquilo que busca com a competição.

Planejar ajuda a organizar e diminuir a ansiedade dos participantes. Caso haja alguma situação inesperada, procure sempre manter a calma e ao invés de ficar preso no problema, busque uma solução satisfatória e rápida. Lembre-se sempre que as pessoas fazem sempre o melhor que elas podem naquele momento.

Acima de tudo, divirta-se, divirta-se muito porque o esporte deve ser um prazer, uma memória legal e divertida, que vai ser contada por muitos e muitos anos por esse grupo de amigos!

Um abraço grande e boa diversão!