Do hospital às ruas, um esportista salvo pela corrida

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Junichi Yonemura precisou correr – de ambulância, claro – do trabalho para o hospital duas vezes. Na primeira ocasião era a pressão alta que insistia em não baixar. A segunda vez, problemas nos rins. O -susto- fez com que um colega da empresa o convidasse a participar da Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, em setembro de 2005.

O convite foi aceito e duas semanas antes da prova, Yonemura entrou em uma academia para começar a afazer algum tipo de exercício. -Até então, eu era sedentário. Não fazia nenhum esporte-, conta.

O iniciante participou do revezamento com mais sete companheiros. Ou seja, cada um deveria correr 5 km. -Eu quase morri e mais caminhei do que corri-, brinca. Apesar da dificuldade, Junichi tomou gosto pelo esporte. -Eu me conscientizei que eu precisava de condicionamento físico e cuidar da saúde-.

De lá para cá foram seis provas em 2005, 38 em 2006, 39 em 2007 e neste ano Yonemura já participou de outras seis corridas. O agora atleta sentiu a mudança de qualidade de vida na pele. -Além da parte prazerosa de correr, eu aumentei a massa muscular e ainda sim perdi 20 kg na balança-, orgulha-se.

Yonemura chamou a atenção da equipe do ativo.com por ter sido o primeiro a efetuar a inscrição da Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar deste ano, com meses de antecedência. -Eu vi a notícia no site, mas ainda não dava para se inscrever, então fiquei ligado-, explica. A prova tem um significado especial na vida do atleta. -Vai ser minha 100ª corrida e vai ser muito especial porque foi onde eu comecei a correr-, diz.

O grande objetivo de Junichi para 2008 é participar da Maratona Internacional de São Paulo. Para fazer bonito, o atleta de 52 anos tem percorrido cerca de 54 km por semana. Na curta carreira, a melhor prova foi a do aniversário de São Caetano do Sul. Ele conclui os 10 km em apenas 49 minutos. A corrida mais longa foi uma de 25 km.

Além de correr as provas, Yonemura agora tem como dever aconselhar amigos à pratica deste esporte. A iniciativa tem surtido efeito e mais de 20 pessoas da empresa onde iniciaram a prática da caminha e corrida. -Correr faz bem para saúde e abre uma nova perspectiva para a vida da gente-, ele dá o recado.

Clique aqui para saber mais sobre a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar e como Junichi garantir sua vaga em uma das maiores corridas do país