Domingo tem Maratona de São Paulo

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

A 14ª edição da Maratona Internacional de São Paulo será disputada neste domingo com algumas novidades para os corredores, como alteração do tradicional percurso, que agora inclui como cenário o novo cartão postal da capital paulista, a Ponte Estaiada. São 12 mil inscritos no evento, que contará ainda com uma disputa paralela de 10 km e ainda corrida e caminhada de 4,5 km.

A largada, a partir das 8h15, será dada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada. A chegada da maratona e dos 10 quilômetros ocorrerá na região do Ibirapuera, enquanto a corrida e caminhada de 4,5 km terminarão na própria Avenida Roberto Marinho.

Kits – A entrega dos kits, junto com o chip de cronometragem, será feita nesta sexta-feira das 13 às 21 horas, e no sábado, das 8 às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera (Abílio Soares, 1;300). Não serão entregues kits no dia da prova.

Elite – O Quênia terá uma equipe com 12 representantes. Bicampeões das maratonas masculina e feminina, os quenianos terão um grupo forte, com 11 homens e uma mulher: Charles Korir, Rotich Philemon, Joseph Ngetich, Charles Maina, Willy Kimutai, Nahashon Mwaniki, Mutai Kipkemei, Mutai Kiprop, Kenneth Kimaru Tum, Elisha Tanui, Shadrak Tanui e Leah Kipchumba.

Em 13 edições da Maratona de São Paulo, os quenianos venceram seis no masculino e três no feminino. Os atuais campeões são Reuben Chepkwek, com o tempo de 2h16min05s, e Jacqueline Chebor, com 2h40min12s.

A competição reunirá também vários destaques do atletismo nacional, como Marizete Moreira dos Santos, vice-campeã no ano passado, Marizete Rezende, Maria Zeferina Baldaia, Edielza Alves dos santos, que foram respectivamente segunda, terceira, quarta e quinta colocadas na última São Silvestre e Sueli Aparecida Vieira (5ª colocada na Martona em 2007- 2h52min45s).

Pelos critérios de convocação da CBAt, Marilson Gomes dos Santos, Franck Caldeira, José Teles e Marily dos Santos estão impedidos de disputar maratonas de 12 de maio até a Olimpíada de Pequim, onde serão os representantes brasileiros na competição.

Na elite masculina estarão presentes nomes como Luís Paulo Antunes, que foi o brasileiro mais bem colocado na Maratona de São Paulo de 2007, com o terceiro lugar (2h16min27s), José Gutembergue, que ficou em quarto (2h18min50), e Adriano Bastos, que completou o pódio (2h19min16s). Adriano Bastos conseguiu em janeiro o pentacampeonato da Maratona Disney, nos Estados Unidos e este ano também venceu a Maratona de Santa Catarina.

Além de atleta campeão, Adriano Bastos (Pão de Açúcar/New balance/PowerBar/Albino Advogados Associados/Oakley) é formado em Educação Física e tem uma assessoria esportiva, a Adriano Bastos Treinamento Esportivo, e agora é também o mais novo colaborador do ativo.com. Conhecedor da prova, dá com exclusividada dicas para os corredores ativo que vão participar da Maratona neste domingo na capital paulista.

Dicas de Adriano Bastos:

– Pelo horário de largada, um pouco tarde e com grandes chances de correr debaixo de uma temperatura mais elevada, é recomendavel que o atleta preocupe-se um pouco mais com sua hidratação antes e durante a prova. Faltando uma hora para a largada procure ingeir aos poucos aproximadamente 500ml de água com um gel misturado ou alguma solução liquida composta por carboidrato. Durante a prova procure pegar água e isotônico em todos os postos mesmo que seja apenas para molhar a boca, o importante é não deixar a sede chegar, pois ai já estará desidratado. Quanto ao gel é recomendável que se tome a cada 40 ou 45 minutos, sempre acompanhado de um copo de água.

– Largue com cautela, pois você encontrará logo de cara, nos primeiros 3 km, as subidas da nova ponte Estaiada, com trecho de ida e volta.

– Controle bem o ritmo na primeira metade da prova e de preferência corra um pouco mais confortável que o normal, sinta que está fácil o ritmo para assim ter forças para superar as dificuldades da segunda metade da prova, a maioria das subidas se encontra nela, inclusive, os temíveis túneis de volta ao Ibirapuera, o primeiro começa no km 36,5 e vai até o km 38 e o segundo está localizado na altura do km 39,5.

– Prepare seu psicológico para o trecho dentro da USP, é um trecho longo que começa no km 25 e vai até o 33 e, ao mesmo tempo, deserto e repetitivo, sem a presença do público. É onde acontece a maioria das desistências, por isso coloque na cabeça que você treinou horas sozinho e não é um simples trechinho de 8km que fará com que você desanime. Além disso, dentro da USP você encontrará três subidas de dificuldade média, cada uma com aproximadamente 200 metros de extensão, então esteja preparado para isso poupando antes. Seu prêmio será um enorme público te esperando logo na saída da USP no km 33, com uma torcida vibrante assim como acontece todo ano. Daí em diante serão ruas e avenidas cheias de pessoas torcendo e te levando motivado até a chegada. Isto ajuda bastante, principalmente no trecho final já na avenida Republica do Líbano até a chegada (km 40 ao 42), onde os corredores sofrem um pouco mais com a subida imperseptivel localizada neste trecho, mas que exige bastante da musculatura depois de já ter corrido 40km.

Agora é com você que escolheu esta maratona muito bonita e ao mesmo tempo desafiadora. Você treinou bastante e sabe do que é capaz, então curta bastante a prova e boa sorte!!