Domínio jamaicano no atletismo

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Neste sábado (16), durante cerimônia realizada em Mônaco, na França, a IAAF (International Association of Athletics Federations, em inglês) deu o prêmio que consagra o homem e a mulher mais bem sucedidos de 2013 no atletismo para dois velocistas jamaicanos. Usain Bolt, de 27 anos, no masculino, e Shelly-Ann Fraser-Pryce, de 26, no feminino.

++ LEIA MAIS
>> Bolt: mais um ano nas pistas?
>> Veja o documentário sobre Usain Bolt

Ambos tiveram um ano praticamente impecável dentro das pistas de corrida. Apesar de não superar seus recordes pessoais, Bolt garantiu três medalhas de ouro (100 m, 200 m, 4×100 m) no torneio mais importante do ano, o Mundial de Moscou, na Rússia. Desempenho semelhante à sua compatriota, Shelly-Ann, que também conquistou uma trinca de ouros nas mesmas provas da competição.

Na disputa masculina, Bolt superou grandes nomes do esporte, como o fundista britânico, Mo Farah, vencedor dos 5 km e dos 10 km em Moscou, e o ucraniano Bohdan Bondarenko, campeão do salto com vara no torneio. Já Shelly-Ann deixou para trás as concorrentes Zuzana Hejnova, da República Tcheca, campeã mundial dos 400 m com barreiras, e a neozelandesa Valerie Adams, melhor do mundo no arremesso de peso.

Além de receberem um troféu e uma bela homenagem, os vencedores ainda levaram um prêmio de U$S 100 mil (R$ 231 mil) pela conquista.