Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Estudo indica a melhor forma de incentivar um corredor na prova

Se você já esteve presente no meio do público de uma corrida, certamente se deparou com alguma situação em que a torcida tenta incentivar um corredor, seja batendo palmas, gritando “mais rápido!” ou elogiando a performance durante a prova. Entretanto, qual forma seria mais eficiente para o atleta? Algum corre o risco de piorar o desempenho dele desconcentrando-o? Ou depende muito de cada pesssoa?

Foi esse o objeto de um estudo apresentado na conferência do American College of Sports Medicine, realizada em Denver, nos Estados Unidos. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Miami, liderado por Nicole Rendos, investigou diferentes formas de incentivar um corredor com estímulos verbais e suas influências na performance dos atletas.

A pesquisa analisou o desempenho de pessoas em exercícios repetidos de flexões no joelho, simulando o movimento da perna na corrida, em três diferentes níveis de intensidade. A cada grito de incentivo, o grupo verificava se a performance da pessoa em questão melhorava. Os estímulos escolhidos foram “o mais rápido possível!” (“as fast as you can“), “o melhor possível!” (“as hard as you can“) e “o melhor e mais rápido possível!” (“as hard and as fast as you can“).

 

Leia mais

10 dicas para não perder a motivação na corrida

5 dicas para controlar a ansiedade pré-corrida

3 formas de adicionar treinos de velocidade em sua rotina

 

Apenas uma mudança significativa foi notada. No exercício que demandava maior intensidade, os indivíduos mantiveram um desempenho melhor e mais consistente quando foram ditos para ir o mais rápido possível. Em todo o resto, os estímulos não fizeram diferença.

A simulação feita pelos cientistas norte-americanos contou com um pequeno grupo de controle, de forma que os estímulos verbais mais eficientes para incentivar um corredor podem variar de acordo com cada pessoa. Concentração, contexto da prova e o perfil do atleta contam nesta hora.

Mas se você estiver na dúvida do que gritar ao acompanhar um amigo ou parente em uma corrida, tem agora uma boa primeira tentativa: “o mais rápido possível!”.

 

Clube O2

Black November Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!