Categories: Notícias

Estudo mostra o que uma noite de “porre” pode causar ao atleta

Um estudo feito por David Cameron-Smith, professor de nutrição da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, comprovou que a combinação bebida alcoólica e esporte não dá jogo. De acordo com a pesquisa, uma noite de “porre” antes de treinos ou provas, podem trazer prejuízos para o atleta que vão desde a desregulação do sono a dificuldade para a realização da síntese proteica muscular.

“O álcool prejudica a absorção de alguns nutrientes e ainda faz a retirada deles dos músculos. O magnésio e o potássio (relacionados ao fluxo sanguíneo no músculo e as contrações musculares) são exemplos. Por isso é comum que um atleta que tenha feito consumo de bebida alcoólica na véspera da prova sinta cãibras ou dores musculares”, explica Marcela Sansone, Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Nutrição Ortomolecular e Esportiva.

A nutricionista alerta ainda que a bebida alcoólica prejudica o desempenho, diminui a concentração, a mobilidade, a coordenação e o equilíbrio, além de gerar dores no corpo e na cabeça.

A exceção é o vinho tinto, bebida que, segundo Marcela, promove uma maior fluidez sanguínea e ainda previne o surgimento de doenças do coração, como diabetes, colesterol alterado, hipertensão arterial e infarto, graças aos flavonoides da uva. “A quantidade indicada são 200 ml por dia para o homem, e 180 ml por dia para a mulher”, completa a nutricionista.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

6 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

6 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago